quinta-feira, julho 01, 2004

Como já tinha referido num post anterior, surpreendeu-me que em Belgais, na alameda de acesso às instalações do Centro, tenham sido colocadas árvores desenquadradas do seu habitat. Agora que Belgais foi atingida por um incêndio, na área florestal, poder-se-á avançar para uma reflorestação que contemple carvalhos, sobreiros, azinheiras, oliveiras e outras espécies mediterrânicas e não eucaliptos, eucaliptos, eucaliptos...... Vai ser desolador, quando voltar a visitar Belgais, ver toda a área florestal ardida, mas criam-se condições para uma reflorestação coincindente com as preocupações ecológicas do Centro para o estudo das Artes de Belgais.


in: Diário XXI

Chamas devoram área florestal de Belgais
A quinta onde está instalado o Centro de Estudo das Artes de Belgais, gerido pela pianista Maria João Pires, no concelho de Castelo Branco, foi ontem atingida por um incêndio, que destruiu toda a área florestal do complexo.



No entanto, segundo Joana Pires, filha da pianista, os edifícios não foram afectados.
O incêndio deflagrou cerca das 12:45 na propriedade de Monte do Pombal, que tem uma grande área de pinhal, eucaliptos e pasto, e propagou-se rapidamente às propriedades contíguas.
Cerca de uma centena de bombeiros, 30 viaturas e cinco helicópteros encontravam-se ao fim da tarde no local. Na altura, estava a ser equacionada a possibilidade de pedir auxílio aéreo a Espanha, de acordo com informações dos bombeiros.
Entretanto, a meio da tarde de ontem encontravam-se em fase de rescaldo dois incêndios que deflagraram também ontem, mas em Póvoa de Rio de Moinhos e Alcains.

Sem comentários: