quinta-feira, julho 29, 2004



Eremitério de S. Pedro de Vir-à-Corça

O Círculo de Leitores está a editar a obra Lugares Mágicos de Portugal, da autoria de Paulo Pereira, tendo sido recentemente editado o 2º volume. Neste volume, relativamente à Beira, identifiquei referências ao Templo de Idanha-a-Velha, Templo da Senhora do Almortão, Templo de Almofala, em Figueira de Castelo Rodrigo, Torre de Centum Cellas e à Ermida de S. Pedro de Vir-à-Corça. Como esta última é menos conhecida e visitada, embora a sua localização, nas proximidades de Monsanto, nos podesse dar uma ideia contrária, já que quem visita Monsanto poderia também incluir no seu roteiro uma visita à ermida de S. Pedro, transcrevo o magnífico texto, sobre o tema, da obra citada. Esta explicação abre-nos horizontes, nomeadamente no referente à influência árabe em toda a região e também, por comparação à influência posterior das Ordens religiosas. 

 


“Conhece-se, embora mal, o primeiro monasticismo do período paleocristão. Cenóbios: Um dos exemplos mais importantes parece ser o de São Cucufate, villa romana fundada no século i e remodelada nos séculos iii e iv d. C., que receberá uma primeira comunidade monástica, mais tarde reconduzida ao cristianismo «romano». Não é ain­da de afastar a hipótese de algumas das construções ditas «visigóticas» terem previamente sido mosteiros masculinos paleocristãos, quando se dá a passagem de um culto domés­tico para um culto mais «manifestado», no decurso do sécu­lo VI. Eremitérios: Mas conhece-se ainda menos o monasticis­mo eremítico ou cenobítico dos tempos suevos, visigóticos ou moçárabes. Contrariamente ao que acontece na Galiza, são poucos os testemunhos existentes de estruturas monásticas deste tipo, muitas delas de carácter rupestre e dificilmente identificáveis. De facto, trata-se, a maior parte das vezes, de grutas naturais em pleno bosque ou em zona de montanha (os verdadeiros «desertos» dos místicos), ocupadas pelos eremitas (ao que cremos, a igreja românica de São Pedro das Águias e o lugar peculiar da sua implantação devem ter co­mo origem um destes eremitérios), ou em montes e lugares sagrados, como a serra d'Ossa ou o cabo de São Vicente, entre outros, que deverão ter acolhido este tipo de comunidades depois institucionalizadas durante os séculos XIV a XVI. Estes eremitérios estão também na origem de inúmeros «mitos de fundação» de mosteiros ou santuários mais tardios da Baixa Idade Média, como é o caso de São Pedro de Vir-a-Corça em Monsanto. Foram diversos destes cenóbios e eremitérios que São Martinho de Dume e São Frutuoso ocuparam na sua bus­ca incessante de disciplinamento dos monasticismos «selva­gens», lusitanos ou calaicos. Islão: Não menos interessante será obter dados, hoje ainda escassos mas em progresso, so­bre o monasticismo muçulmano corrente, bem como o que se prende com as associações guerreiras. As «ordens» de mon­ges-guerreiros islâmicos são de presença certa em Portugal, e o nome da serra da Arrábida dá disso conta, remetendo para a existência de um ribat árabe mais tarde reconvertido e cristianizado, e ainda adaptado a eremitério franciscano no período contra-reformista (segundo terço do século XVI). Re­centemente foram localizados vestígios arqueológicos de um importante ribat no Algarve. Deve ainda ter-se em conside­ração o eremetismo muçulma­ no relacionado com as diversas tendências espirituais islâmicas (xiismo e sunismo, ou variantes gnósticas como o sufismo -para simplificar o tema). Se as anteriores são difíceis de carac­terizar, mais ainda as relativas aos gnosticismos islâmicos, sendo certo que existiram no nosso território próximas das áreas de implantação moçárabe, e sendo presumíveis os contactos entre as duas comunidades religiosas. 0 que aqui fica dito reporta-se ao domínio das hipóteses, bem entendido. Os templos ou capelas de forma cúbica mais antigos, conhecidos por “cubas” (kaabas), podem ser um reflexo deste movimento, tratando-se de vestígios, algumas vezes cristianizados, de túmulos de «santões» (de homens santos) muçulmanos – como parece ter acontecido no Cadaval ou no cabo Espichel. Arriscamos atribuir ao xiismo eventuais estruturas monásticas, mais centradas na Estremadura, não muito longe dos vestígios moçárabes - ou da sua área de interacção religiosa mais importante -, enquanto que o sunismo deverá predominar no Sul do país - em terras alentejanas e algarvias. Matérias que a arqueologia tem desentranhado, ou que remanescem residualmente em estruturas monásticas mais recentes, já da Idade Média ou mesmo do período moderno. moçárabe: Se o eremetismo e o cenobismo pelágicos constiuem referências quase míticas, salientando-se algumas estruturas de carácter mais monumental que sobreviveram termos arqueológicos, o moçarabismo apresenta já vestígios mais consideráveis, embora discretos e pouco monumentais. Cremos também que o moçarabismo não procede a uma interacção territorial com o peso que as ordens “medievais” mais tradicionais vêm a introduzir.




Paisagem das imediações da Capela de São Pedro de Vir-a-Corça, Monsanto, Beira. Nesta área encontra-se um gruta eremítica que terá sido utilizada por uma comunidade cenobítica cristã antes da fundação do pequeno mosteiro românico que ali foi fundado - ou refundado no século XII. Exemplos como este abundam, sendo provável que semelhante processo se tenha dado em São Pedro das Águias, revelando deste modo a ancestralidade visigótica ou moçárabe dos eremitérios (de regra rústica) face a muitas das fundações monásticas duocentistas.”
In: Enigmas: Lugares Mágicos de Portugal, Paulo Pereira,  Vol. 2, Círculo de Leitores, 2004


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