sexta-feira, dezembro 23, 2005

Chuchurumel - no castelo de Chuchurumel

Excelente trabalho de música tradicional portuguesa, editado por Chuchurumel, sendo "No Castelo de Chuchurumel" o seu primeiro trabalho. Disco para ouvir com muita atenção, descodificando e identificando no Romanceiro Tradicional Português o conteúdo de cada uma das letras e reconhecendo a acústica de cada um dos instrumentos utilizados.



in: www.chuchurumel.com
"Após dois anos de trabalho, Chuchurumel edita o seu primeiro disco, no castelo de Chuchurumel, que apresenta temas da tradição popular portuguesa (nomeadamente do distrito da Guarda) e composições originais. Alguns dos temas gravados no castelo de Chuchurumel foram recolhidos por José Franco e publicados na revista “Altitude”, nos inícios da década de 40 do século passado: Canção da Ceifa (Gonçalo, Guarda); Aninhas (Sobral da Serra, Guarda); Cantilena de pedreiro (Barreira, Mêda); outros remetem para universos sonoros marcantes (os bombos da festa dos Montes, Trancoso), para a voz única de algumas informantes (Júlia Fonseca e Maria Augusta Moleira) ou para relatos singulares (relato de Lúcia Jorge a propósito dos trabalhos do linho). O disco inclui também uma canção única: trata-se de “Se soenes crunhe penhar”, a única canção com letra elaborada na gíria de Quadrazais (Sabugal). Trata-se de uma gíria usada pelos antigos contrabandistas e que hoje está praticamente esquecida.
No castelo de Chuchurumel, misturam-se instrumentos convencionais (percussões, gaita-de-foles, concertina, piano, ocarina, viola, bandolim), com instrumentos simples (pedras, paus), com outros construídos por César Prata e com programações.


Para além da questão estética, Chuchurumel teve preocupações de ordem ecológica ao optar por embalar o seu primeiro trabalho discográfico em bolsas de tecido, que são confeccionadas manualmente (!!!), fazendo do disco, para além de um objecto sonoro, um objecto de artesanato. Belíssimas costureiras confeccionaram para nós as bolsas que são peças únicas, porque irrepetíveis (muitas bolsas são feitas em desperdícios de tecidos com dezenas de anos!). Assim, decidimos usar apenas desperdícios de tecidos e não usámos papel nem plástico, podendo a ficha técnica ser consultada nesta página (quem quiser pode guardá-la no seu computador ou imprimi-la)."

Sem comentários: