sábado, março 13, 2004

Relações Comerciais entre a Estremadura espanhola e a Beira Interior


O Jornal Expresso de 13/3/2004 dá informação sobre as Relações de Dependência entre as diferentes Regiões de Espanha e Portugal. Relativamente à Estremadura espanhola, que é a região mais dependente do Comércio com Portugal, 52,3% do Total das exportações são para Portugal e 39,5% das Importações têm origem em Portugal. Das Exportações da Estremadura espanhola 60% são combustiveís e as Importações são predominantemente constituídas por embalagens e produtos siderúrgicos. Badajoz concentra 76% do Import/Export da Estremadura e é um entreposto, relativamente ao Eixo Lisboa Madrid.

Estes dados, devem merecer para a Beira Interior, alguma reflexão e mudança de atitude, no sentido de um muito maior reforço das trocas comerciais com a Estremadura. Em primeiro lugar Badajoz é o grande centro beneficiário das trocas actuais. Há vários factores que contribuem para isso, sendo um deles a localização nessa cidade da Central Logistica do El Corte Inglez. As empresas portuguesas que queiram colocar produtos no El Corte Inglez têm que entregar as suas mercadorias na Central Logística de Badajoz.

A Estremadura espanhola faz fronteira com a Beira Interior e Alentejo e a Beira Interior tem aproveitado muito pouco esta força comercial. A maioria das Importações da Estremadura espanhola são constituídas por produtos não oferecidos pela Beira Interior. A central Logística da Guarda poderá, eventualmente, disputar algum papel a Badajoz, mas para isso será necessário captar para aí empresas espanholas.

Sem comentários: