segunda-feira, maio 29, 2006

Novo núcleo museológico na Beira Interior-Lousa

A Beira Interior passou a contar com nova oferta museológica, na Lousa, para perpetuar a cultura local, no domínio das suas três danças tradicionais e da utilização de dois instrumentos musicais que só aqui, actualmente, têm expressão, a viola beiroa e o genébres. Infelizmente, relativamente ao primeiro, as violas beiroas, em termos de execução, perderam a sua característica original, á que as cordas que lhe dão a sonoridade da harpa, são retiradas, aquando da sua aquisição. Não há interpretes locais da viola beiroa que tirem partido de todas as suas características e sonoridades e que reproduzam as composições conhecidas e registadas, relativamente a esse instrumento. Seria bom que o núcleo museológico tivesse recursos e tomasse em suas mãos a formação de músicos de viola beiroa e que também levasse à criação de violeiros, que reproduzissem a viola beiroa, na sua originalidade.



in: Jornal do Fundão de 25/5/2006
Mestrado
NO ÚLTIMO domingo, a população da Lousa recebeu pela mão da investigadora Isabel Leal da Costa um exemplar da sua tese de Mestrado, concluído na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa. Natural de Évora, a investigadora começou a trabalhar na Lousa há quatro anos e todos os anos visita a aldeia, no dia da festa de Nossa Senhora dos Altos Céus. Na sua opinião, "as pessoas da aldeia cumprem esta tradição com imenso carinho e uma profunda devoção a Nossa Senhora".

Núcleo Etnográfico da Lousa

Em Julho de 2005, a Câmara Munici- tem representado o ciclo do azeite,
pal de Castelo Branco inaugurou o outrora a mais importante actividade
Núcleo Etnográfico da lousa, instala- económica.
do no antigo lagar de Azeite, adqui- No primeiro piso, exibem-se os trajes,
rido e restaurado pela autarquia, os instrumentos e um documentário
numa tentativa de preservar o patri- das três danças tradicionais da lousa,
mónio material e os usos e costumes podendo o visitante conhecer este va
desta típica aldeia beirã. lioso património cultural que apenas
Já mais de 800 pessoas visitaram o se cumpre no dia da festa em honra
Catálogo para preservar tradição
TAMBÉM a Câmara de Castelo Branco apresentou publicamente, no domingo, o catálogo bilingue (Português/Inglês) do Núcleo Etnográfico da Lousa.
O catálogo retrata os dois núcleos museológicos - o do azeite, com o seu ciclo produtivo, e o das três danças tradicionais, guiando o visitante pelas ricas tradições seculares desta freguesia.
Nele o visitante pode encontrar a música, as letras, as danças recriadas em fotografia, os trajes, os instrumentos musicais com as genébres

Sem comentários: