Música
Maria João Pires distinguida com Prémio internacional Juan de Borbón
05.06.2006 - 17h54 Lusa
A competência, excelência, grande capacidade de interprete, reconhecidos e premiados em Espanha. Esta grande interprete como escolheu Belgais para instalar um Centro de Artes e que se viu obrigada a transferir para Salamanca o seu projecto educacional, vê a sua carreira profissional ser premiada em Espanha.
in: Público de 5/6/2006
A pianista portuguesa Maria João Pires foi hoje galardoada com o I Prémio Internacional de Música Dom Juan de Borbón.
O júri, presidido pelo compositor polaco Krzysztof Penderecki, pôs em destaque "os extraordinários valores musicais da vencedora na interpretação pianística e a sua intensa, prolongada e generosa dedicação ao ensino dos jovens".
Maria João Pires, um dos nomes cimeiros do piano contemporâneo, nasceu em Lisboa em 1944, começou a tocar aos três anos, com quatro deu o seu primeiro concerto e matriculou-se, muito jovem ainda, no Conservatório de Música de Lisboa.
Actualmente, dedica parte do seu tempo ao ensino no Centro para estudo das artes de Belgais, trabalho pelo qual recebeu recentemente o Prémio Unesco para a defesa dos direitos humanos.
Segundo Penderecki, a decisão do júri teve em consideração, não apenas as qualidades musicais da pianista, mas também os seus valores humanos.
Assinalou, a propósito, que este Prémio é o mais importante para a música de todos quantos são actualmente atribuídos na Europa.
O Prémio internacional Dom Juan de Borbón, que pretende distinguir a extraordinária trajectória profissional e humana de uma indiscutível figura internacional da Música, é concedido pela Fundação com o nome do pai do actual rei de Espanha. O presidente honorário da Fundação é o Príncipe das Astúrias.
Maria João Pires, escolhida de um lote de 16 candidaturas ao cabo três votações, receberá o prémio a 26 de Outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário