sábado, dezembro 22, 2007

Voix de femmes du Portugal

A Ethnic editou em 1995 um CD de Título Voix de femmes du Portugal, em que participaram Catarina Chitas e o Rancho folclórico de Vinhó. Vinhó É UMA ALDEIA PRÓXIMO DA GUARDA em que várias gerações se tem encontrado, ao longo de décadas, para preservar as tradições e garantir a passagem cultural às gerações seguintes e também para manter o culto a tia Baptista. Tia Baptista viveu no convento de Vinhó em finais do século xvii e princípios do século xviii, foi canonizada pelo fervor popular e não pelas autoridades, eclesiásticas, entre outras razões pelas suas qualidades como cantandeira, preocupada por divulgar as canções locais. No CD na terceira faixa 6 mulheres do rancho interpretam uma canção de peregrinos, também cantada pelo tia Baptista.

Catarina Chitas, interpreta "Virgem da Conciliação", divulgada pela sua inclusão num CD da Banda do casaco, São João, Alvíssaras, Nossa Senhora do Leite e A Pastorinha. Nossa Senhora do Leite, de uma beleza desconcertante é um canto de peregrinos escrito e composto pela Tia Sargento(Catarina Sargento). Trata-se de uma interpretação divinal, com um conteúdo muito profundo, especialmente porque a Senhora do Leite e as suas imagens foram durante muito tempo, retiradas da exposição aos crentes. Catarina Chitas era de Penha Garcia e soube olhar para o Património da sua Igreja, compondo uma canção a Nossa Senhora do Leite. O Texto da sua composição é:

Nossa Senhora do Leite
Nossa Senhora do Leite,
Ela tem muita valia,
É a imagem mais antiga,
Que temos em Penha Garcia.

Ela tem o seu menino,
Está a criá-lo ao peito,
Com todo o amor e carinho.

Nossa Senhora do Leite
Eu, trago-a no pensamento,
É a minha companhia
A toda a hora e momento.

Nossa Senhora do Leite,
Não a posso esquecer,
Há hora da minha morte,
Ela me há-de valer.

Nas próxima visita A Penha Garcia vou estar atento a este pormenor e certamente que farei todos os esforços para admirar a fonte de inspiração de Catarina Chitas.

Women's Voices of Portugal
Informações sobre o álbum:
Lançado em: 1995
Classificação AMG:
Género: World
Etiqueta: Ethnic
Duração: 52:29

Faixas
1. O Senhora Do Alivio (Gary Cramolini)

2. Virgem da Concilação (Catarina Chitas)

3. Senhora Do Desterro (Rancho Folclorico De Vinhó)

4. São João (Catarina Chitas)

5. Misericordia (Gary Cramolini)

6. Alvissaras (Catarina Chitas)

7. Nossa Senhora Do Leite (Catarina Chitas)

8. Menina Do Bahlo (Gary Cramolini)

9. Vai Te Lavar Morena (Gary Cramolini)

10. Moreninha de Me Um Beijo (Grupo Chorale Feminino Flores Do Alentejo)

11. Galandrum (Albino Da Igreja; Isabel Da Igreja; Jose Ventura; Maria Da Igreja; Victor Alves)

12. Eu E de Mire Acentare (Grupo Chorale Feminino Flores Do Alentejo)

13. A A Pastorinha (Catarina Chitas)

14. Somos de Vila de Cuba (Grupo Chorale Feminino Do Alentejo)

15. So Portugues Immigrante (Grupo Chorale Feminino Do Alentejo)

16. A A Barragem (Grupo Chorale Feminino Do Alentejo)

17. Ligas Verdes (Albino Da Igreja; Isabel Da Igreja; Jose Ventura; Maria Da Igreja)

18. Homem Raro (Fado) (Fontes Rocha; Judite Pinto; Luis Gonçalves)

19. Cinta Vermelha (Fado) (Judite Pinto; Luis Gonçalves)

20. Calso Entorando (Desgarrada) (De Jesus, Sebastião; Judite Pinto; Luis Gonçalves)

21. Berceuse de Madère (Graca Serrao)

Não existem trechos musicais disponíveis
Crítica do álbum:

A collection of vocal works from the full spectrum of females in Portugal. There is much more here than simple fado to be heard, though fado is certainly represented. The quality of the album ranges from mildly grating to outstanding, touching most bases in between. There is a pair of choruses singing on the album, Cramol and the Flowers of Alentejo. Both provide some harmonic work that's appreciated in an otherwise barren-of-accompaniment album for the most part, but at the same time, the melodic work leaves something to be desired in general. More listenable perhaps are the solo singers. Catarina Chitas, an 80-year-old ex-shepherdess, performs a few numbers accompanied only by herself on a frame drum. The power left in her old voice is rather stunning as she wails through her songs. Even older is Judite Pinto, the primary fado singer on this album. Here is where the beauty of the album is truly shown. Pinto's vocals are still powerful and expressive, helped along by the outstanding guitar work of the Goncalves brothers. Unfortunately, the shining moments of fado are hardly enough to balance out the sometimes-rougher works. For a nice overview of some of the more overlooked folk forms of Portugal, this isn't a bad way to go. For simple listening enjoyment, one might do better to look into a purely fado album (such as Story of Fado, perhaps).
- Autor: Adam Greenberg

Sem comentários: