sábado, dezembro 15, 2007

Na Beira Interior o que é feito aos caroços de cereja?

in: Expresso de 14/12
Caroço de cereja dá oportunidade de vida

Desempregado, José Miguel Amorim viu uma oportunidade de vida ao olhar para os filhos que se divertiam com a almofada de caroços de cereja feita pela avó.


A Frulact, os Sabores da Gardunha e outras indústrias, que utilizam a cereja ou ginja, como matéria prima, da região o que fazem aos caroços de cereja?

Pois bem, um desempregado concebeu um produto, almofadas de caroços de cereja, que está a ter imenso sucesso, já no mercado internacional. Partindo do prazer que os filhos desfrutavam de almofadas de cereja, concebidas pela sua avó, José Miguel Amorim, na altura desempregado, decidiu partilhar o prazer dos seus filhos, registando a patente e criando uma empresa virtual para a comercialização do produto. De uma assentada partiu para a aventura da produção de 10 000 almofadas, vendidas exclusivamente através de um site criado para o efeito. Investigações posteriores permitiram-lhe concluir que a almofada aquecida no Microondas poderia substituir os sacos de água quente. Posteriormente vieram confirmações de que o produto poderia ter aplicações medicinais,sempre que seja necessário o efeito calor em partes do organismo e mais recentemente começou a ter aplicações em ginásios e centros de SPA (Sanus Per Aqua). Um dos seus clientes é o SPA do Hotel da Penha Longa, uma das instalações hoteleiras de maior qualidade do nosso País, em Sintra. Os correios, ofereceram já o apoio dos seus 1800 balcões para promoverem a venda do produto. Trata-se de uma iniciativa de empreendedorismo que utiliza matéria prima desperdiçada na nossa região. Acresce a tudo isto que o trabalho para toda esta produção é fornecido por presidiários e presidiárias, que recebem uma percentagem do preço de venda. A partir do zero foi criada uma empresa de sucesso, muitas jovens na região, poderão ter o mesmo sucesso.... As almofadas são vendidas ao preço de 26,5 € e podem ser solicitadas a partir do site www.ricoxete.com. Cada almofada leva 350 gramas de caroços, que resultam do consumo de 15 Kilos de cereja. Na próxima época da cereja, em vez de desperdiçaremos caroços, aliviem as lixeiras, fazendo a vossa própria almofada, pouparão não 26,5 €, porque é necessário comprarem o tecido e matérias auxiliares e ficarão com um produto excelente para massagens,aquecimento corporal e também para recordarem as milhentas poesias sobre cerejas, enquanto sonham e descansam num produto orgânico, biológico e imune aos ácaros.....

Sem comentários: