quarta-feira, dezembro 26, 2007

Idanha-a-Nova-Vila abre centro para artesãos

in: Diário xxi
Idanha-a-Nova
Vila abre centro para artesãos
Quarta-Feira, 26 de Dezembro de 2007
Um antigo edifício quinhentista do centro de Idanha-a-Nova, recuperado pela Câmara Municipal, é o novo Centro de Artes Tradicionais da vila, onde artesãos locais vão mostrar os seus trabalhos

Álvaro Rocha, presidente da Câmara, acredita que o espaço inaugurado no sábado vai ser "uma oficina colectiva capaz de preservar o artesanato local". Dois funcionários da autarquia, que também produzem artesanato, vão ser responsáveis pelo espaço e apresentar as peças mais representativas do concelho: marafonas, bonecas de pano típicas, as rodilhas para transportar cargas na cabeça e o adufe, instrumento musical que é a marca de Idanha.
"Mas a intenção é acolher mais artesãos. O centro está aberto a todos os que queiram trabalhar ao vivo, que não disponham de boas instalações ou que simplesmente procurem companhia, devido ao isolamento", explica o autarca.
O centro disponibiliza gratuitamente o espaço e todos os equipamentos mais comuns, desde a roda de oleiro, ao torno para peças de madeira, passando por um tear e inúmeras ferramentas de carpintaria.

FÓRUM CULTURAL NA MESMA RUA
Num concelho com cerca de 10 mil habitantes, Álvaro Rocha garante que "ainda há uma boas dezenas de artesãos no activo" com os quais a Câmara mantém contactos para animar o centro, uma oficina colectiva que também fará parte dos roteiros turísticos do concelho.
O Centro de Artes Tradicionais está situado na Rua de São Pedro, a rua mais antiga de Idanha-a-Nova, onde a Câmara adquiriu e recuperou diversos imóveis centenários mantendo a traça original.
Na mesma rua, foi também inaugurado o Fórum Cultural da vila onde vão estar expostas mostras de artesanato e arte sacra local. "Todo o mobiliário do espaço foi feito por artesãos do concelho", destaca Álvaro Rocha.

Sem comentários: