Também somos bons tecnicamente e na Beira temos obras de excelência. A obra mais bem classificada, foi inaugurada em Fevereiro deste ano, com recurso a tecnologia mais recente e com normas de construção mais rigorosas. O Terminal 4-S do aeroporto de Barajas, obra notável de Santiago Calatrava, com regras novas e tecnologia adequada, veio criar mais dificuldades à criação de um Hub internacional, para ligações à América do Sul, no futuro aeroporto da OTA, porque entretanto essas funções estão já tomadas pelo Terminal 4-S do aeroporto de Madrid. Este aeroporto passa a suportar um volume de passageiros anual até 81 milhões de passageiros.
Mas, retornando à Beira, à SCUT e ao Tunel da Gardunha, é para nós um orgulho ter esta obra de engenharia tão bem cotada internacionalmente. Que o exemplo frutifique.
in: Diário xxi
Túnel da Gardunha entre os melhores da Europa
Sexta-Feira, 28 de Abril de 2006
Estudo do automóvel clube da Alemanha surpreende Scutvias
O maior túnel da A23 consegue a classificação de “muito bom”, num teste que abrangeu 52 estruturas do género por toda a Europa
A classificação de “muito bom” obtida pelo túnel da Gardunha num teste a 52 estruturas rodoviárias do género apanhou de surpresa Matos Viegas, o administrador delegado da SCUTVIAS, empresa concessionária da Auto Estrada da Beira Interior (A23). “É uma novidade, mas fico muito satisfeito porque nos esforçamos por garantir a segurança dos nossos equipamentos”, disse Matos Viegas, reagindo ao estudo de uma organização automobilistas alemã.
O teste do clube ADAC – que corresponde em Portugal ao Clube Automóvel Português – abrangeu só mais um túnel português, a travessia subterrânea de 1,8 quilómetros que dá acesso à Ribeira Brava, na Ilha da Madeira, que obteve a classificação "suficiente".
De acordo com o estudo divulgado ontem pela Agência Lusa, o túnel da Gardunha, com 1,62 quilómetros de extensão, obteve a classificação de muito bom em todos os oito itens avaliados, que vão desde o sistema de construção, iluminação, controlo de tráfego, às saídas de emergência e protecção contra incêndios, entre outros.
Segundo os dados recolhidos pela organização alemã, no ano passado a média de viaturas que passou naquele túnel diariamente atingiu as cinco mil 738, 12 por cento das quais camiões. No mesmo período registaram-se naquela travessia 62 avarias, quatro acidentes e nenhum incêndio.
As conclusões do estudo são anunciadas numa altura em que passam sete anos sobre a tragédia do túnel do Monte Branco, que liga a Suíça a Itália, onde um incêndio matou 39 pessoas.
O topo da tabela onde está colocada a travessia subterrânea da Gardunha, a norte de Castelo Branco, é ocupada por um total de 22 dos 52 túneis avaliados em 14 países, sendo que o melhor de todos é o existente na auto-estrada que liga Madrid ao aeroporto de Barajas, em Espanha, destaca a organização independente alemã.
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