sábado, abril 15, 2006

Apresentação do 6º CD da cantora luso galega Maria do Ceo

Consagração em Tours, homenagem em Madrid
'Le grand' Arlindo









Arlindo Carvalho tem participado em vários concertos de apresentação do 6º CD da cantora luso galega, Maria do Ceo, de título "Duas almas do Minho", divulgando a música da Beira-Baixa. Recorde-se que Arlindo Carvalho foi homenageado pela CMCB.

in: www.reconquista.pt
Antes da participação no lançamento do CD de Maria do Ceo, Arlindo de Carvalho teve a sua consagração em França, concretamente em Paris, onde fez dois cocnertos, e Tours.

Para assinalar os 20 anos da Associação França-Portugal, de Tours, Arlindo de Carvalho foi o convidado de honra. E como frisa o jornal francês 'Nouvelle République du Centre Ouest', de 6 de Abril, « os membros da associação nunca imaginaram um tal sucesso, apesar de o presidente Robert Collet já conhecer o artista convidado”.

Uma noite “simplesmente maravilhosa”, proporcionada por Arlindo de Carvalho, para uma plateia cheia de franceses, onde se encontravam antigos alunos seus, do Liceu Henri IV, de Poitier, onde foi Leitor entre 1965 e 1968. O cantautor refere que estes seus antigos alunos “viram a notícia e fizeram mais de 100 quilómetros para assistir ao meu espectáculo”.

Foram duas horas e meia em cima do palco que Arlindo de Carvalho diz ter sido “um dos maiores sucessos da minha vida e uma das minhas maiores actuações”.

Um artista de 76 anos, extremamente simples, apesar de todos os seus inúmeros sucessos, sendo muitas das suas canções ensinadas nas escolas, conforme destaca ainda o jornal francês. Foi acompanhado neste espectáculo por Manuel Gomes, Fernando Gomes e António Rato, num diálogo entre as guitarras portuguesa e espanhola e o baixo. Interpretou o fado de Lisboa, o fado de Coimbra e canções auto biográficas sobre o exílio, Abril de 74 e o regresso dos exilados a Portugal. Cantou, ainda grandes poetas portugueses, como Fernando Pessoa e Eugénio de Andrade e terminou o espectáculo com a música popular, onde a da Beira Baixa esteve em destaque.

O público presente em Tours acompanhou, muitas vezes o artista nos refrães das músicas mais conhecidas do 'grand' Arlindo.

A noite terminou bastante tarde, mas ninguém arredou pé. E Arlindo de Carvalho continua no auge da sua carreira, sendo reconhecido e adorado no estrangeiro. Nem sempre Portugal o tratou assim… E os espectáculos não param. Seguem-se deslocações a França, Espanha e Alemanha.



Autor: Cristina Mota Saraiva 12-04-2006 18:01:50

Sem comentários: