terça-feira, setembro 07, 2004

in: Público de 7/9/2004

Turismo
Estudo pretende conhecer realidade de cada região portuguesa
Lusa
As 19 regiões de turismo portuguesas vão ser estudadas por alunos de uma pós-graduação do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) e da Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET), no âmbito de um projecto chamado "Academia Aberta do Turismo".

O objectivo do grupo de alunos do Master in Business Administration (MBA) em Gestão de Destinos Turísticos do IPDT, leccionado no Porto, é conhecer melhor cada uma das 19 regiões de turismo do país, deixando as salas de aula e estudando "a realidade turística no campo", como explicou à Lusa o presidente do Instituto, Jorge Costa.

A estratégia e marketing de produtos turísticos, as oportunidades de investimento, impactos ambientais e o fomento de parcerias público-privadas serão alguns dos temas sobre os quais o estudo se irá debruçar.

Segundo Jorge Costa, outro dos objectivos é realizar "uma análise científica para compreender o turismo português e poder comparar com as práticas internacionais".

Quando o estudo estiver concluído, os trabalhos serão publicados para cada uma das regiões, apresentado-as comparativamente em termos competitivos com outros destinos.

As regiões do Alto Minho, Templários (Tomar), Centro e Algarve irão começar a ser estudadas já a 15 de Outubro, com a previsão dos primeiros resultados a apontar para o final do ano.

Sem comentários: