sexta-feira, setembro 17, 2004

in: Expresso


Encontro de gaiteiros no Fundão

Alterar tamanho
É apresentado como um «fim-de-semana de música, convívio, descoberta, aprendizagem». Perto de 150 pessoas, entre as quais músicos de inúmeras regiões do país, vão participar no 4º Encontro Nacional de Gaiteiros, que decorre entre sexta-feira e domingo no Fundão , na zona Serra da Estrela.

A gaita-de-foles é um instrumento profundamente enraizado na cultura portuguesa, existindo, aliás, algumas variantes nacionais do instrumento. Foi muito popular desde a fundação da nacionalidade, em pleno período medieval, até ao século XVIII, quando começou a entrar em declínio. Mesmo depois desse período, continuou a ter uma presença forte nas festas populares das zonas rurais.

É todo um legado cultural que a iniciativa pretende ajudar a redescobrir e a reanimar, fomentando o contacto do público com grupos de gaiteiros de várias gerações. Organizado pela Associação Gaita de Foles, e inserido no festival Caminhos da Transumância, o encontro tem este ano como tema forte: os instrumentos do Ciclo Pastoril.

O festival foi concebido à imagem de outros eventos que decorrem em diversos países europeus. A abertura ocorre na sexta-feira, às 21h30, com o concerto do grupo Galandum Galundaina, na Praça do Município. Depois, durante o fim-de-semana, haverá animação de rua e diversos espectáculos, para além de estar patente a exposição «Um Mundo de Gaitas», sobre as variantes da gaita-de-foles criadas nos mais diversos pontos do planeta.

Mais informações no site: www.gaitadefoles.net.


Alexandre Costa


16:05 16 Setembro 2004

Sem comentários: