segunda-feira, setembro 20, 2004


História de uma escola encerrada - Estação-Castelo Novo
Encerrada no ano lectivo 2004/2005
Ao efectuar uma pesquisa na Internet localizei um site interessantissimo da escola do 1º Ciclo do ensino Básico da Estação-Castelo Novo. Transcrevo seguidamente parte da história, que pode ser complementada consultando o site de origem:
http://www.eb1-estacao-castelonovo.rcts.pt

A professora e os alunos estão de parabéns pelo trabalho realizado, pesquisando e divulgando, para a posterioridade, informações uteís sobre a escola e o sistema de ensino em Portugal, que de outra forma se perderiam. Mesmo num ano difícil, com extinção anunciada para o ano seguinte, tiveram o cuidado de recolher informações sobre o historial da escola, dos professores que lá leccionaram e da profissão dos pais dos alunos. Excelente exemplo, que poderia ser seguido por outras escolas.
Que ao menos a autarquia se lembre deste exemplo e ao decidir encontrar destino para as suas instalações, não se esqueça que uma das hipóteses será ai instalar um centro de recursos, com arquivo sobre a história da educação no Concelho e um laboratório de divulgação e experimentação cientifíca, a utilizar pelos meninos de outras escolas.

"A nossa escola existe desde o ano lectivo de 1946/1947, o que quer dizer que já tem 58 anos. A primeira matrícula registada é a de uma menina chamada Mª de Jesus Santos Lourenço, no dia 7/10/1946.
Estamos tristes, pois este será o último ano que a escola funciona. Para o ano será encerrada e teremos de ir para a escola de Castelo Novo.

O edifício escolar foi construído apenas em 1970 e é do “Plano dos Centenários”. Até essa data a escola funcionou em casas particulares, que eram arrendadas pela Câmara Municipal do Fundão (duas, no total). Eram os chamados “Postos Escolares”.

Em 1965, o proprietário da casa onde funcionava o Posto Escolar, por querer que a sala lhe fosse devolvida, começou a entrar em conflito com a escola, tendo mesmo, sob o efeito do álcool, chegando a agredir verbal e fisicamente a professora. Por esse motivo, o tribunal condenou-o a 60 dias de prisão (pagos a quinze escudos por dia). Talvez tais acontecimentos tenham acelerado a construção do edifício escolar que existe actualmente e que deve ter sido inaugurada por volta de 1970/1971 (nos documentos existentes na escola não há referência ao assunto)." Maio de 2004



Sem comentários: