quarta-feira, agosto 08, 2007

Empreendedorismo na UBI

in: Diário xxi

UBI é parceira em concurso televisivo para empreendedores
Quarta-Feira, 08 de Agosto de 2007
Audax vai premiar com 50 mil euros melhor ideia para lançar negócio

A Universidade da Beira Interior (UBI) é um dos oito parceiros universitários do programa “Audax – Negócios à Prova”, lançado pela RTP2 e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. “A UBI está na linha da frente nacional no ensino e promoção do empreendedorismo”, garante Mário Raposo, vice-reitor da instituição
Daniel Sousa e Silva

As iniciativas que abrem portas para negócios a empreendedores com boas ideias são cada vez mais frequentes. Agora surge um programa televisivo intitulado “Audax – Negócios à Prova” que se dispõe a entregar 50 mil euros para o arranque de uma empresa. A Universidade da Beira Interior (UBI) que, nas palavras de Mário Raposo, “se tem empenhado e apostado no empreendedorismo”, é uma das instituições parceiras do concurso.
O vice-reitor e coordenador do Gabinete de Apoio a Projecto e Investigação (GAAPI) entende como “natural” a participação da UBI no concurso, uma vez que “a Universidade está na linha da frente nacional no ensino e promoção do empreendedorismo”, defende.
Para justificar a ideia, Mário Raposo recorda o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica (em conjunto com as universidades de Coimbra e Aveiro) e a colaboração estreita com o Parkurbis (ver caixa), bem como a existência de disciplinas intrinsecamente ligadas ao empreendedorismo em cursos da UBI, nomeadamente em Gestão, Marketing e Economia. “Da UBI têm aparecido várias ideias interessantes e algumas já começam a servir de base para o lançamento de negócios”, refere.
O objectivo é que, “a partir da sua formação, na UBI, os actuais ou antigos alunos possam desenvolver bons produtos ou serviços inovadores”, para que “o ensino universitário possa criar emprego e riqueza nacional”, sustenta Mário Raposo.

CONCURSO QUER INCENTIVAR E TORNAR-SE REFERÊNCIA
Organizado pela RTP2 e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), o Audax é um concurso orientado para empreendedores, onde os candidatos devem apresentar e defender em televisão a sua ideia de negócio, perante um júri de reconhecida competência no mundo económico e financeiro.
O papel da UBI passa pelo “apoio à promoção do Audax e selecção dos melhores projectos”, sendo que “os detalhes da parceria ainda não estão ultimados”, explica o vice-reitor. Apesar do concurso ser aberto a toda a população, Mário Raposo acredita que “há grandes probabilidades de aparecerem concorrentes da UBI para lutar pela vitória”.
Os promotores do Audax pretendem que o concurso incentive empreendedores
“a elaborar planos de negócios para a criação de novas empresas de cariz inovador e produtivo”, com o intuito de “contribuir de forma clara para a criação de riqueza e para o crescimento da economia portuguesa”, pode ler-se no seu regulamento. Por outro lado, é também seu objectivo que o Audax se assuma como “uma iniciativa de referência na área do empreendedorismo nacional”.
Para além da UBI, o Audax tem parcerias estabelecidas no ensino superior com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Leiria, bem como a Inovisa – Associação para a Inovação e Desenvolvimento Empresarial.

Projectos têm de ser originais
Fases e regras do concurso
O concurso vai ter duas fases. A primeira é de pré-análise de viabilidade das candidaturas, realizada por uma equipa técnica que escolherá 30 candidatos e três suplentes. Nesta fase, os projectos candidatos serão seleccionados com base numa análise documental da candidatura, que terá também em conta o perfil de comunicação dos líderes dos projectos.
A segunda fase de selecção será a televisiva. Os candidatos vão ser divididos em grupos de três projectos, distribuídos por 10 programas televisivos. Após os programas, cuja data de gravação ainda não está definida, o júri escolhe entre todos os vencedores de cada um dos programas os três empreendedores que vão participar num último programa televisivo: a finalíssima.
Os interessados em participar no Audax devem apresentar projectos empresariais originais e que não tenham beneficiado de apoios ou prémios noutras iniciativas semelhantes, estando o concurso aberto a todos os residentes no País, independentemente da sua nacionalidade ou situação profissional.
Cada projecto “deve corresponder a uma ideia de negócio suficientemente amadurecida para expressar com precisão os seus aspectos tecnológicos, financeiros e de gestão, de modo a sustentar uma decisão na fase de pré-análise do concurso”, referem os promotores.
A entrega de um plano de negócios é obrigatória e “deve prever a intenção de constituir uma sociedade com sede social em território português”, sendo que não são colocadas quaisquer restrições sectoriais ou à dimensão do investimento envolvido nos projectos candidatos. O prazo para a entrega das candidaturas termina no dia 5 de Outubro.

Os prémios
50 mil euros para melhor projecto
O projecto vencedor da finalíssima vai receber um prémio de 50 mil euros destinado à criação de uma sociedade comercial e à sua transformação numa iniciativa empresarial. No entanto, todos os dez finalistas do concurso vão ter acesso facilitado aos instrumentos de financiamento previstos nos três eixos do Programa Finicia do IAPMEI.

Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica e “Bolsa de Ideias”
Conceitos de sucesso fomentados na Covilhã
A UBI tem sido o berço de ideias empreendedoras com vista a criação de negócios. Exemplo disso mesmo é a participação de actuais e antigos alunos no Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica (CEBT), promovido em conjunto com as universidades de Aveiro, Coimbra e o CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro.
Dos 20 projectos que resultaram do curso que este ano terminou em Maio, seis foram de equipas da UBI. As ideias desenvolvidas atravessaram diversas áreas, desde a comercialização de um kit de purificação de plasmídeos na área da saúde, até um sistema de informação e software de geomarketing, passando por um novo conceito de negócio para certificar a qualidade de uma habitação. Foram também desenvolvidos um aparelho voador não-tripulado para observação, software para o comércio electrónico, bem como um método mais ecológico, eficiente e com reduzidos custos de manutenção para produção de energia. Em 2006, a UBI tinha participado no CEBT com três projectos.

UM ANO NO PARKURBIS
Em Junho, três ideias de negócio que nasceram na Universidade da Beira Interior foram premiadas com um ano de incubação no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. Os projectos Vipaccess, Virtual ADN (desenvolvido no CEBT) e Easy Parking foram distinguidos entre 12 apresentados ao concurso “Bolsa de Ideias” promovido pelo Centro de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo (CAIE) da Covilhã, constituído pelo Parkurbis e UBI.
O Vipaccess (já distinguido pela Microsoft) consiste numa aplicação informática para facilitar o acesso aos resultados de pesquisas em motores de busca de informação na Internet, enquanto o Virtual ADN se baseia para tornar mais eficiente a aquisição de pronto-a-vestir através da Internet. Quanto ao Easy Parking, trata-se de um sistema integrado de gestão de parques de estacionamento com recurso a novas tecnologias de informação.

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