NOTA àS REDACÇÖES Gulbenkian: Quatro finalistas do prémio para museus...
A notícia com o título "Gulbenkian: Quatro finalistas do prémio para museus e galerias no Reino Unido" saiu, erradamente, sem indicação de EMBARGO ATÉ àS 00:01 de 04 de Abril 2007.
REPETE-SE A NOTÍCIA COM A INDICAÇÄO DE EMBARGO EMBARGO ATÉ àS 00:01 DE 04 ABRIL 2007 Lisboa, 04 Abr (Lusa) - Dois museus vitorianos, a primeira galeria britânica a reduzir para metade as emissões de carbono e o mais pequeno palácio real inglês são os finalistas do Prémio Gulbenkian para museus e galerias 2007, informou hoje a Fundação.
Os finalistas foram escolhidos de uma lista de 10 candidatos, uma operação que, segundo a presidente do júri, Francine Stock, "não foi fácil".
"São dez museus muito diferentes, cada qual com a sua forma muito particular de atrair a comunidade local e novas audiências para colecções e exposições, e é entusiasmante ver o crescimento do número de visitantes", disse.
Os dois museus vitorianos finalistas - West Park Museum e Kelvingrove Art Gallery& Museum for their New Century Project - operam, respectivamente, em Sheffield e em Glasgow.
Os dois outros finalistas são o Kew Palace, que foi retiro de campo do rei George III, em Surrey, e a Pallant House, em Chichester, West Sussex.
Além de Francine Stock, fazem parte da equipa que escolherá o vencedor Tristram Besterman, consultor museológico, Richard Calvocoressi, director da Scottish National Gallery of Modern Art, Jonatham Glancey, editor de arquitectura e design do jornal The Guardian, Mark Miodownik, cientista, Dan Snow, historiador, e Mohini Sule, apresentador de programas culturais.
O nome do vencedor do prémio, no valor de 100 mil libras, cerca de 150 mil euros, será divulgado a 24 de Maio em Londres, no Royal Institute of British Architects.
O Prémio Gulbenkian para museus e galerias, o maior atribuído anualmente no Reino Unido, distingue "um projecto que conjugue qualidade, inovação e capacidade de mobilizar públicos".
O vencedor do ano passado foi o navio Brunel S.S.
Great Britain, o primeiro grande vapor para transporte de pessoas do mundo, actualmente ancorado em Bristol e transformado em museu.
EMBARGO ATÉ àS 00:01 DE 4 ABRIL 2007 RMM.
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário