sábado, janeiro 07, 2006

Novo Museu de Arte Sacra em Proença-a-Velha

O concelho de Idanha-a-Nova vai poder ultrapassar alumas dificuldades até agora sentidas na conservação, restauração, preservação e também exposição do seu património sacro. Em frente....este é o caminho.....

in: in Jornal do Fundão 12.8.2005

A construir em Idanha-a-Nova
Futuro museu vai mostrar espólio religioso da região

Para o efeito, a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Velha, adquiriu um edifício classificado para instalar as muitas peças que se encontram espalhadas pelo concelho
O CONCELHO de Idanha-a-Nova vai ter um museu de arte sacra para “albergar e promover o património religioso espalhado pela região”, anunciou a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Velha, freguesia onde vai ser criado o museu.

Algumas das peças, “de valor incalculável”, estão actualmente à guarda da GNR, por falta de local de exposição, refere a Santa Casa da Misericórdia.

Segundo um comunicado da Misericórdia, foi já celebrado um protocolo com a diocese de Portalegre e Castelo Branco para a deslocação do espólio religioso para o futuro museu.

Sediada num edifício que é monumento classificado, a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Velha recebeu o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova
(também promotora do museu), para aquisição de um imóvel adjacente, onde vai instalar o espaço museológico.

A autarquia cedeu para este efeito 30 mil euros para viabilizar a compra do edifício.

“Depois de uma intervenção de restauro, o edifício receberá peças religiosas, sobretudo imagens, alfaias, paramentos e utensílios antigos usados em cerimónias religiosas que se realizavam ou realizam no concelho”, refere um comunicado da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Entre as peças encontra- -se um calvário gótico, descoberto há cerca de duas décadas, sob um altar de uma ermida em Proença-a- -Velha.

A peça “de valor incalculável”, refere o documento, está à guarda da Guarda Nacional Republicana (GNR) por não existirem “condições de segurança para expor uma peça tão valiosa”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo os promotores, o processo aguarda ainda pareceres de outras instituições, nomeadamente, da Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Centro.

A Junta de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Velha e a autarquia desejam que este núcleo museológico receba visitantes o mais brevemente possível. “Mas a celeridade do processo dependerá, em grande parte, da Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Centro”. O objectivo é promover o património sacro da região “de modo a que o mesmo seja salvaguardado, exposto e divulgado num espaço adequado e digno do seu valor” e apontar a oferta turística nesse sentido.

Os promotores do projecto esperam que a adaptação do edifício possa ainda começar no decorrer deste ano.

Sem comentários: