Contraluz
"Esta é a nossa viagem no sonho das imagens sonoras. Sons de outrora que renascem em sons de agora. Apenas silhuetas de sons na memória ... em contraluz. É um título de onde transparece uma característica que presidiu à feitura do disco: o facto de termos dado um papel importante à imaginação musical do grupo".
A evolução da sensibilidade do grupo e da própria postura em face da música tradicional levou a BRIGADA VICTOR JARA a introduzir instrumentos como o piano, violoncelo, oboé e saxofone, misturando-os com a viola beiroa, as palhetas de latão e a ponteira da gaita de foles, no sentido de obter "efeitos sonoros muito curiosos e interessantes" e revalorizando instrumentos como o cavaquinho e a viola braguesa, atribuindo-lhes uma função solista em alguns dos temas.
Com arranjos musicais da BRIGADA VICTOR JARA, entretanto transformada em cooperativa (com o objectivo de se poder ligar a outras actividades culturais), o álbum contou com a seguinte formação e respectiva prestações musicais: Amílcar Cardoso (beiroa, braguesa, viola, baixo, caixa, paus, sarronca e coros), Ananda Fernandes (coros), Arnaldo Carvalho (bendir, caixa, voz solo e coros), Jorge Seabra (cavaquinho, gaita de amolador, espanta diabos e coros), Luis Garção (viola, cavaquinho, berimbau e coros), Luisa Cruz (gaita de foles, ponteira, flautas travessas, adufes, pífaro, voz solo e coros), Manuel Henriques (violino e coros), Manuel Rocha (violino e coros), Ofélia Libório (adufe, címbalos e coros), Rui Curto (concertina, harmónio, acordeão, bombos e coros) e António Andrade (braguesa, beiroa, viola, baixo, bandolim, palheta de latão e coros). Destaque, ainda, para a participação especial de: António Lopes (saxofone barítono), João Pedro (piano), Ferreira da Costa (oboé) e Teresa Figueiredo (violoncelo).
Quanto aos temas incluídos: "Cantiga Bailada" (Beira Baixa); "Pregões" (Lisboa); "Vai-te Embora ó Papão" (Beira Alta); "Arriba o Monte" (Beira Alta); "Falsete dos Mouros" (Açores); "O Cativo" (Algarve); "Ilha de Sons" (Açores). - (Mário Correia)
"Contraluz": bailes, pregões, canções de berço, cantigas de boieiro, romances - "recuperar e revalorizar a cultura musical popular que está em acelerado processo de extinção, sendo necessário preservar a nossa identificação cultural".
Contraluz - 1984 - CBS
1994 - Sony Music (Reedição em CD)
Sem comentários:
Enviar um comentário