sexta-feira, maio 12, 2006

Coros Infantis de Belgais e da Caja Duero - Duas pedagogias distintas

in: Diário XXI de 11/5/2006

Coros de Belgais e Salamanca apresentam "Um Mundo em Harmonia"
Sexta-Feira, 12 de Maio de 2006
Projectos de Maria João Pires

O concerto está agendado para as 15h30 de domingo, na Granja de Belgais, nos arredores de Castelo Branco
A cooperação entre os coros de Belgais (Castelo Branco) e da Fundação Caja Duero (Salamanca) vai proporcionar um concerto nas instalações do projecto dirigido pela pianista Maria João Pires, onde serão interpretadas canções de diversas regiões do mundo. Intitulado "Um Mundo em Harmonia", o espectáculo programado para domingo inclui a interpretação conjunta de duas canções tradicionais de Portugal e Espanha, por parte do Coro Infantil da Fundação Caja Duero e do Coro de Belgais, num "encontro de vizinhos" que explora as tradições musicais de ambos os países.
O concerto inclui ainda músicas de variados locais do planeta, de Timor -Leste ao Japão, de África à América do Norte, aqui aproveitando a experiência de Kathe Lyth, a directora do Coro da Fundação Caja Duero, que viveu numa reserva de índios Navajo.
O coro espanhol foi fundado por Maria João Pires em Setembro de 2005, integrando o projecto da fundação Caja Duero, do qual a pianista portuguesa é directora artística. As crianças integrantes do coro aprendem expressão rítmica pelo movimento, dança, solfejo e leitura musical, e cantam a três e quatro vozes com afinação e clareza.
O essencial da sua aprendizagem baseia-se no conceito e método de educação musical do compositor húngaro Zoltan Kodaly, sendo o repertório proveniente do folclore espanhol, da música étnica de diversas partes do mundo e da música clássica. O coro é bilingue, já que todas as indicações, assim como a maioria do repertório, são apresentadas em inglês e espanhol.

Já o coro infantil e juvenil de Belgais, dirigido por Maria Helena Nunes, baseia o seu método de ensino num "rigoroso acompanhamento do percurso escolar" dos seus elementos, associado ao ensino "apurado" da música.

Sem comentários: