terça-feira, abril 18, 2006

Capinha na vanguarda.....

in: Diário xxi de 17/4/2006

Projecto promete Internet grátis sem fios de largo alcance
Segunda-Feira, 17 de Abril de 2006
Junta de Freguesia da Capinha (Fundão) revela candidatura

Depois de homologada a utilização do equipamento em Portugal, na última semana, a freguesia da Capinha apresenta um projecto para a distribuição da Internet gratuitamente e num raio de cerca de 20 quilómetros
Liliana Machadinha

Um milhão e meio de euros é o investimento estimado da Junta de Freguesia da Capinha (Fundão) em equipamento tecnológico inovador, com a designação Wimax, para distribuição gratuita de Internet sem fios. “Capinha Digital” é o título do projecto que o presidente da Junta, Rogério Palmeiro, considera “arrojado e ousado”, pois afirma que ser “pioneiro em Portugal e um dos primeiros na Europa”. O anúncio foi feito no último sábado, aquando a inauguração da sala de Leitura e Multimédia Celestino Félix, durante a visita de uma comitiva da Câmara do Fundão. Rogério Palmeiro espera que a candidatura conte com apoios do Plano Tecnológico do Governo.
A vantagem da tecnologia Wimax em relação à tradicional WIFI é que dispensa a utilização de vários servidores e quilómetros de cabos de rede como suporte, explica Rui Garcia, um dos sócios da empresa responsável pelo projecto, a Coviredes, sedeada na Covilhã. Tudo se reduz a um posto de serviço, com três antenas. Este equipamento abrange uma cobertura de cerca e 20 quilómetros de raio de acção, com um débito de transmissão que vai até 16 megabits.

É NECESSÁRIO PACOTE DE EQUIPAMENTO
Como defende, “não existe perda de sinal e evita-se um maior impacto ambiental”, comparativamente com as tecnologias utilizadas até ao momento. O “único senão”, refere, é que ainda é raro ver computadores equipados com placas de tecnologia Wimax – em contraste com o WIFI, cada vez mais vulgar. Daí ser necessário comprar um pacote com equipamento de instalação para aceder a esta tecnologia nova. Sobre esse pacote, recusou-se para já a adiantar preços, uma vez que “apenas na semana passada foi regulamentada a aplicação desta tecnologia em Portugal”.
Na Interne estão disponíveis inúmeras fontes de informação sobre a tecnologia Wimax, bastando para tal utilizar a palavra como chave em qualquer motor de busca.

Lotes de terreno para fixarem jovens
Rogério Palmeiro recordou no sábado a Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, o pedido para disponibilização de nove lotes de terreno para habitação jovem. Por se tratar de uma medida que visa fixar os jovens na região, o edil confirmou a regulamentação dos terrenos e a respectiva atribuição à Junta. Assim, dos nove lotes situados no Vale Dourado (perto do Centro de Dia), três são destinados a habitação jovem e os restantes serão vendidos em hasta pública, dando preferência a casais novos.

Sem comentários: