Foi apresentada uma colectânea de 6 CD´s intitulada "Terras de Idanha-Uma paisagem sonora". Trata-se de um projecto coordenado por César Viana e Pedro Rego, ao que presumo em sequência de uma actividade há muito enquadrada nas actividades de Belgais "Paisagem sonora da Beira Baixa". Ainda não tive oportunidade de aceder a esta edição, não a tenho encontrado no circuito comercial, mas será interessante fazer o confronto com os registos sonoros efectuados na década de 60, do século XX, por Veiga de Oliveira, Giacommetti e Fernando Lopes Graça. Vou contactar directamente o maestro César Viana para obter mais informações sobre esta edição.
in: http://www.belgais.org
ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO
O estúdio de gravação tem uma unidade fixa e uma móvel. A unidade fixa é um veículo poderoso para por em prática os projectos discográficos de Belgais com autonomia e sem pressões económicas ou temporais.
A unidade móvel permite pôr em prática o projecto «Paisagem sonora da Beira Baixa», bem como realizar o registo de concertos e outras actividades, criando assim uma importante base documental das actividades desenvolvidas pelo centro.
4 comentários:
Muito interessante ... também gostavade saber mais sobre este assunto !
Em Maio, vamos realizar no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, mais uma Tarde Intercultural,desta feita dedicada a michel Giacometti, em parceria c/ a Assoc " Lírio roxo " e o Museu da Música portuguesa de Cascais. Não querem dar notícias ...e, mesmo aparecer ? Assim,"Conversando ..."
Saudações
Isabel Victor
Farei todos os esforços para poder estar presente. O Museu de Etnologia não pode ser convidado a participar com os arquivos sonoros de Giacommetti e a colecção de instrumentos musicais, oferecidos pela Gulbenkian e recolhidos por Veiga de Oliveira? Têm também uma recolha interessante de canções da Pedra, que tive oportunidade de escutar no Museu do Canteiro, em Alcains. No disco diz tratar-se de uma recolha do Museu de Etnologia, no Museu dizem-me desconhecer a recolha. A casa Museu Verdades de Faria não poderia repetir a exposição de instrumentos musicais portugueses, recolhidos por Giacommetti? Seria uma oportunidade única poder observar as duas colecções em paralelo.
,Concerteza que sim ! Estamos ainda a " Arquitectar " este evento ...
Tentaremos reunir o máximo de informação e testemunhos a este propósito num modelo ágil de participação / conversação que caracteriza estas tertúlias museológicas, a que chamamos " TARDES INTERCULTURAIS "
Contamos desde já com o " Conversando ... ". Vamos falando ... ( este gerúndio é muito bonito, soa bem ! )
Já agora o e-mail do Museu do Trabalho :
museutrabalho@iol.pt
Telefone : 265537880
O Museu é tutelado pela Câmara Municipal de Setúbal e está integrado na RPM - Rede Portuguesa de Museus ( site RPM )
Abraço
Enviar um comentário