sexta-feira, outubro 13, 2006

Francisco da Cunha Leal (1888-1970)


Encontrei, recentemente, uma publicação de Cunha Leal, que li na juventude, acervo da biblioteca de um familiar e que agora tive oportunidade de adquirir num alfarrabista. Trata-se de uma publicação de 1961, edição do autor, editada muito próximo do 4 de Fevereiro de 1961 e em que o autor expressa o seu pensamento sobre a política colonial e o início do movimento de libertação em Angola-por ele designado de outra forma. Embora em desacordo com o seu pensamento, trata-se de um beirão que merece ser conhecido e tido como exemplo, pela sua verticalidade, honestidade, defesa da democracia e por ter pugnado pelos seus ideias..





Leal, Francisco da Cunha. Político português (Pedrógão, Penamacor 22.8.1888-Lisboa 26.4.1970). Engenheiro militar, foi director-geral dos Transportes Terrestres, ministro das Finanças (1920 e 1923), chefe do governo, ministro do Interior (1921-1922) e reitor da Universidade de Coimbra (1924-1925). Em 1923 defendeu o estabelecimento de uma ditadura e tornou-se líder do Partido Nacionalista; em 1925 fundou a União Liberal Republicana. Após a revolução de 28.5.1926 demitiu-se do exército, mas aceitou ser governador do Banco de Angola (1927-1930). Jornalista desde a juventude, foi director de 0 Popular 1921, 0 Século 1922-1923, A Noite e Vida Contemporânea 1934-1935. Irrequieto e apaixonado, manteve sempre um ousado espírito de oposição.
In: Lexicoteca, Círculo de Leitores, Tomo XI


“Ora tudo quanto em mim possa haver de válido em matéria de pensamento e em dons divinatórios me impele a repetir sem descanso e em termos bem claros que é cada vez mais urgente mudar de rumo no tocante à nossa política colonial, não para nos submetermos às cominações de negros ou de brancos, os primeiros sem ciência, os segundos sem consciência, mas sim para respeitarmos as obrigações estritamente decorrentes de uma missão civilizadora plurissecular, de cujos resultados leg'ztimamente nos orgulhamos, quando nos referimos ao Brasil, renegando-os, contudo, paradoxalmente em relação aos nossos outros domínios ultramarinos. Nem o vácuo, que alguns querem criar vertiginosamente em Angola, nem o falseamento por antecipação, igualmente apressada, da vontade das populações indígenas, ainda muito arredadas da capacidade necessária e suficiente para saberem escolher o seu destino com conhecimento de causa -tal é a posição que pode conciliar os nossos direitos com os dos povos tutelados e com as ideias dos tempos correntes, naquilo em que elas não ultrapassem as raias da coerência e da dignidade.”

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