terça-feira, outubro 04, 2005

DIELMAR-Exemplo de Boas Práticas

O Engº Luís Filipe Rafael apresentou na reunião do OEFP, realizada em Castelo Branco, em Julho, a caracterização da Dielmar, uma grande exportadora e inovadora da região.
Aqui fica o registo, para quem se interessa pelo estudo da Beira Interior.

CONTINUAR A ACREDITAR
BOAS PRÁTICAS INSERIDAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL
A DIELMAR E SUA IMPORTÂNCIA NO EMPREGO E NA ECONOMIA
ENG.° Luís FILIPE RAFAEL
A Dielmar é uma empresa familiar, fundada há 40 anos, por quatro alfaiates, embora actualmente seja uma sociedade anónima. Situada a 10 km de Castelo Branco, esta empresa iniciou a sua actividade com 30 trabalhadores e conta actualmente com 428. Com um impacto social muito forte na região, a sua filosofia assenta numa clara aposta nas novas tecnologias e numa gestão eficaz dos seus recursos humanos. É empresa líder de mercado na confecção de fatos de homem e é composta exclusivamente por capitais nacionais.
Para além da aposta contínua e continuada nos seus recursos humanos, a Dielmar tem igualmente apostado em regalias, prémios de assiduidade e de produtividade que representam cerca de 10% da massa salarial. Relativamente a regalias concedidas aos seus trabalhadores, esta empresa dispõe de um autocarro que transporta cerca de 30 pessoas das aldeias limítrofes para a sua fábrica e disponibiliza, gratuitamente, passes sociais a outros trabalhadores. A Dielmar dispõe igualmente de um médico, que se desloca às suas instalações duas tardes por semana a fim de atender os trabalhadores, e de seguros de saúde que incluem internamento hospitalar e exames complementares. Finalmente, existe uma cantina, onde uma empresa de catering assegura a confecção de refeições a preços bastante acessíveis.
Na actual conjuntura, a empresa deseja continuar a prosseguir esta política e preocupa-se com o bem-estar dos seus trabalhadores, não obstante se confrontar com algumas dificuldades, nomeadamente a que se prende com o aumento da concorrência.
Da sua força laboral, 83% são mulheres, o absentismo representa 6%, muito abaixo da média do sector, e os contratos sem termo 73%. A mais recente aposta na abertura de postos de venda próprios (8 lojas) coincidiu com a contratação a prazo de alguma mão de obra.
Todavia, a Dielmar tem tido algumas dificuldades em encontrar mão de obra qualificada, mais concretamente costureiras altamente qualificadas e dispostas a trabalhar, dado que, neste domínio, a empresa já tem sido confrontada com o facto de o subsídio de desemprego não encorajar o regresso ao trabalho.
Por outro lado, a Dielmar assinou um protocolo com o Instituto Politécnico e com a Escola Profissional de Idanha, é uma empresa certificada que tem a preocupação de assegurar formação contínua aos seus trabalhadores e recorre à NERCAB quando pretende recrutar estagiários em áreas muito específicas.
Existe uma responsabilidade acrescida em termos sociais pelo facto de trabalharem na Dielmar famílias inteiras, preocupando-se a empresa em garantir um emprego estável aos seus trabalhadores.

Sem comentários: