domingo, outubro 09, 2005

Caracterização Geral da Agricultura

O Engº Luís Correia Mira, apresentou na reunião do OEFP, realizada em Castelo Branco uma caracterização Geral da Agricultura, que importa conhecer, para compreendermos o cenário que envolve a nossa Agricultura:



"ENQUADRAMENTO E QUESTÕES FUNDAMENTAIS
ENG. Luís CORREIA MIRA

O sector agrícola português é constituído em 85% dos casos por explorações com menos de 5 hectares em que 55% dos agricultores têm mais de 60 anos e apenas 7% tem menos de 40 anos. A nível habilitacional, cerca de 20% das pessoas deste sector é analfabeta. Perante este cenário, constata-se a necessidade premente de formação no sector agrícola.

Por outro lado, o sector agrícola precisa, urgentemente, de investigação. Neste momento, este é um dos dramas do sector, dado que sem investigação não é possível ser-se competitivo. A título de exemplo, refira-se o caso do subsector da cortiça, relativamente ao qual somos o primeiro produtor a nível mundial, apesar de, até ao momento, não possuirmos, a nível nacional, uma única máquina de apanha de cortiça. Situações semelhantes são também vividas por outros subsectores, pelo que, frequentemente, se constata o recurso a investigações realizadas por outros países.

Na União Europeia, o peso do sector agrícola no PIB representa apenas meio por cento e é ainda alvo de proteccionismo que tem vindo a diminuir com a evolução da PAC. O proteccionismo prejudica os outros países, sobretudo os menos desenvolvidos, todavia, é necessário algum nível de protecção para que a agricultura europeia possa competir com os outros, designadamente nos produtos básicos como o leite e os cereais.

Presentemente, colocam-se igualmente outras questões," em especial no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), que se prendem por exemplo com o facto do Brasil ser um dos maiores importadores e consumidores de produtos agrícolas, e igualmente um grande exportador, e, nessa medida, um dos países mais apetecíveis para negociar, prevendo-se no final deste ano uma nova ronda de negociações a este nível."

Sem comentários: