sexta-feira, dezembro 12, 2003

Materiais utilizados na fabricação da viola beiroa:
in: http://www.brasilfesteiro.com.br/coluna/coluna_deghi.html

"Diferentes tipos de violas portuguesas.
A origem portuguesa do instrumento brasileiro é aceita por todos os estudiosos e folcloristas brasileiros, a começar por Camara Cascudo , em Dicionário do Folclore Brasileiro: *A viola foi o primeiro instrumento de cordas que o portugues divulgou no Brasil.O século do povoamento, o XVI, foi a epoca do esplendor da viola em Portugal, indispensável nas romarias, festas e bailaricos, documentado em Gil Vicente e nos cancioneiros.

Os colonizadores portugueses, transportaram consigo a viola, a tocaram em terras americanas e a transmitiram aos seus sucessores, quer nativos,quer europeus,quer miscigenados. Fontes de consulta: fotos-Livro Instrumentos Musicais populares portugueses-Ernesto Veiga de Oliveira. Livro-Viola Campaniça o outro Alentejo-José Alberto sardinha Explicativos das violas, cedidos a mim( Fernando Deghi) por Domingos de Morais,Instituto Politécnico de Lisboa.



Viola beiroa

Materiais: Cerejeira, austrália e pinho flandres.
Braço em mogno, interiores em casquinha ou choupo, escala em paupreto.
Afinação (5 cordas duplas): Lá-Mi-Si-Lá-Ré


A beiroa possui, na verdade, 12 cordas, mas, para efeitos de afinação, suprimem-se as duas cordas laterais. Utilizada nas festas tradicionais, teve o seu apogeu há mais de um século, mas foi recentemente recuperada pelo grupo foclórico Cantares de Manhouce, responsável pela popularidade de que ainda hoje goza.


"

Sem comentários: