quinta-feira, junho 14, 2007

Herdade da Poupa ganha prémio europeu

in:Reconquista

Propriedade do Grupo Espírito Santo em Rosmaninhal
Herdade da Poupa ganha prémio europeu





A conciliação entre a conservação da natureza e o desenvolvimento económico levaram um júri europeu a distinguir a Herdade da Poupa com o prémio de melhor propriedade europeia. O galardão é entregue num encontro que reúne 250 proprietários rurais de toda a Europa.



A Herdade da Poupa acaba de ser distinguida com o prémio de melhor propriedade europeia, atribuído pela Fundação Anders Wall e a Friends of the Countryside, uma organização de proprietários rurais europeus representada em Portugal pela Associação Nacional de Produtores de Caça e a União da Floresta Mediterrânica. Situada na freguesia de Rosmaninhal, no concelho de Idanha-a-Nova, a Herdade da Poupa é uma propriedade rural pertencente à Monfortur, uma empresa do Grupo Espírito Santo que gere os hotéis Astória e Fonte Santa, em Termas de Monfortinho. João Carvalho, o secretário-geral da Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça, explica ao Reconquista que o prémio “distingue propriedades que são exemplares do ponto de vista da conservação dos recursos naturais” como é o caso da Herdade da Poupa. Esta alia um projecto de turismo rural com a localização em plena área da Rede Natura 2000 e do Parque Natural do Tejo Internacional, uma relação que João Carvalho classifica como “um casamento perfeito”.

A preservação da paisagem, biodiversidade, património cultural e o desenvolvimento de uma economia local sustentável são os critérios que o júri do prémio tem em conta na hora de escolher um vencedor. Mas este ano há vencedores, já que foram escolhidas duas propriedade, uma na Inglaterra e outra em Portugal. A nível nacional apenas a Herdade do Pinheiro, em Setúbal, tinha até agora este prémio. A notícia da atribuição do prémio foi recebida pelo administrador da Monfortur “com grande satisfação”, sobretudo porque reconhece o trabalho feito na conservação da natureza. António Salgado explica que nos últimos anos foi feita uma aposta na recuperação dos ecossistemas que foram destruídos por práticas agrícolas ou florestais incorrectas, como a célebre campanha do trigo. O incentivo à produção deste cereal, levado a cabo pelo Estado Novo entre 1928 e 1934, levou a um esgotamento dos solos e ao desaparecimento de espécies que dependiam deles. A promoção do eucaliptal, algumas décadas mais tarde, agravou a situação. Para recuperar o espaço, a Monfortur promoveu a recuperação do montado de azinho, entre outras boas práticas ambientais. E hoje a herdade é habitada por espécies como o grifo, o abutre-do-Egipto ou a cegonha-preta.

A Herdade da Poupa tem uma área de aproximadamente 4 200 hectares, contando com um hotel rural com 16 quartos e várias actividades ligadas à natureza, como observação de aves, percursos pedestres ou safaris fotográficos. A actividade cinegética é outra das vertentes e para António Salgado o prémio “é a prova que a caça não é tão ameaçadora como parece” em relação à conservação da natureza.

Questionado sobre o possível impacto do prémio na divulgação da herdade situada em Rosmaninhal, João Carvalho admite que a curto prazo não será significativo. Mas o facto de contar com o alto patrocínio da Direcção Geral de Ambiente da Comissão Europeia poderá fazer muito pelo projecto, sobretudo fora de Portugal.

O prémio é atribuído esta sexta-feira pelo Director Geral de Ambiente da Comissão Europeia no decorrer do jantar de gala da reunião anual dos Friends of the Countryside, que começa esta quinta-feira, dia 14, na cidade de Évora. O encontro reúne 250 proprietários rurais de toda a Europa e acontece pela primeira vez em Portugal.

José Furtado

Sem comentários: