domingo, outubro 24, 2004

Qual é a diferença entre a Via do Infante e a A23?

A TSF insere hoje hoje a seguinte informação, no seu site www.tsf.pt:

Cavaco Silva defende fim das SCUTSCavaco Silva defende que as auto-estradas devem ser pagas, colocando-se assim ao lado do Governo na questão das SCUTS. De passagem pelo concelho do Fundão, o antigo primeiro-ministro afirmou que o princípio do utilizador pagador é o mais justo.

( 16:25 / 24 de Outubro 04 )




Cavaco Silva assume assim a defesa de uma medida anunciada há cerca de um mês pelo Governo que rejeita o projecto das SCUTS, as auto-estradas sem custos para os utilizadores, da autoria do antigo ministro socialista, João Cravinho.

«Acho que foi cometido um erro há algum tempo criando a ilusão que há almoços grátis, mas a verdade é que não existem, alguém tem que pagar», considera o antigo primeiro-ministro, em declarações à rádio «Jornal do Fundão».

Cavaco Silva admite apenas uma excepção para a Via do Infante, no Algarve, porque a única alternativa existente a esta estrada são outras que atravessam centros urbanos.


Quando Cavaco Silva foi substituído a A23 não existia, o seu projecto era o da construção do IP2 e do IP6, sem traçado de auto-estrada. Ao ritmo de construção previsto e apenas em traçado de IP's ainda hoje, nem talvez no final da década presente teríamos a Ligação entre Guarda e Lisboa, com traçado de IP's.

Felizmente que, por vontade popular, o governo de Cavaco Silva deu lugar ao de António Gueteres. Em pouquíssimo tempo foi abandonado o projecto das ligações de Guarda a Lisboa por IP's, substutuído pelo Projecto de ligações por autoestrada e pasme-se, temos hoje o traçado da A23 concluído, em plena exploração e sem portagens.

Qual é a moralidade que pode invocar Cavaco Silva, relativamente ao pagamento de portagens na Scut A23, quando invoca para a via do Infante, que o transporta de Barlavento a Sotavento e de Lisboa ( sem portagem na Via do Infante) às suas casas de Boliqueime e Albufeira, supressão de portagens, com o argumento de que as alternativas passam por centros urbanos? As alternativas à A23 não passam por centros urbanos?

Terá alguma vez Cavaco Silva feito o trajecto da EN 17 ou EN 18? Como é que consegue ir da Guarda a Lisboa sem passar pelo Fundão, Alpedrinha, Ponte de Sôr, Mora, Couço, só para referir alguns centros urbanos? O que é que a Via do Infante tem a mais que a A23, para além de servir Boliqueime e Albufeira? É esta a moralidade cavaquista?

Sem comentários: