domingo, maio 04, 2008

Lince Ibérico na Malcata

in: Diário xxi
Malcata serve de palco ao plano para conservar Lince-Ibérico
Sexta-Feira, 02 de Maio de 2008
Portugal vai ter um banco de recursos biológicos com material genético de Lince-Ibérico. A estrutura é uma das que estão previstas no Plano de Acção para a Conservação da espécie

Luís Fonseca

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, apresenta hoje o Plano de Acção para a Conservação do Lince-Ibérico durante uma deslocação à Serra da Malcata, a partir das 14h30.
O Plano, que esteve em consulta pública em Novembro e Dezembro de 2007, foi despachado pelo ministro da Ambiente a 23 de Abril. O documento prevê um conjunto de medidas a desenvolver até 2012 em que se incluem um centro nacional de reprodução, um banco de recursos biológicos e um centro de reintrodução experimental da espécie.
As áreas prioritárias de intervenção do Plano de Acção são a Malcata, Nisa/Lage da Prata, São Mamede, Moura/Barrancos, Guadiana, Monchique, Barrocal e Caldeirão.
O centro nacional de reprodução em cativeiro já está a ser construído e já tem local definido, em Silves, com uma capacidade para 16 animais. Quando estiver pronto vai receber linces oriundos do parque de Doñana, na Andaluzia (Espanha).

AS ESTRUTURAS E ACÇÕES
O banco de recursos biológicos vai conservar "amostras de geoplasma, assim como outros tipos de células e tecidos" que poderão servir para realizar intercâmbios de material genético entre animais do programa de reprodução em cativeiro.
O centro de reintrodução experimental vai servir para testar a libertação de animais em cativeiro, "avaliando a possibilidade de servirem para a recuperação de populações naturais", acrescenta o documento.
Outras medidas do Plano de Acção prevêem acções de sensibilização e conservação de habitats e presas para que o Lince-Ibérico possa subsistir.
O fomento da população de coelho bravo, principal fonte de alimentação do lince, é uma das medidas classificada com "alta prioridade". Trata-se de uma das principais presas na alimentação do lince e cujo declínio é apontado como uma das principais causas da quase extinção da espécie.

Quase extinto
Actualmente, estima-se que existam pouco mais de uma centena de linces-ibéricos situados em apenas duas zonas de Espanha.

Sem comentários: