quinta-feira, setembro 07, 2006

Casa de Cunha Leal reconvertida para o Turismo

Cunha Leal, que desenvolveu intensa actividade política na I República, foi um feroz opositor da ditadura Salazarista, conhecendo o exílio, em resultado da sua actividade. Sob o ponto de vista do pensamento, era muito próximo de Norton de Matos e Henrique Galvão, principalmente ao nível da oposição à emancipação das colónias. A sua casa no Alcaide, fronteira à Igreja Matriz, estava em recuperação, na última vez que visitei o Alcaide.

in: Jornal do Fundão
SECÇÃO: Regional

Na casa Cunha Leal, nome da I República
Alcaide vai ter museu da terra e restaurante típico

Inserida na Rota das Aldeias Tradicionais, a Casa Cunha Leal, que está a
ser alvo de obras de recuperação vai albergar um restaurante típico e um museu



A CASA Cunha Leal, situada em frente à Igreja Matriz da aldeia, “é o projecto mais emblemático” que está em desenvolvimento, neste momento, no Alcaide. Quem o diz é José da Cruz, presidente da Junta de Freguesia.

Apesar da recuperação estar a ser feita há algum tempo, as obras estiveram paradas durante vários meses, por razões que o autarca local garante serem completamente alheias à Junta, estando relacionadas com o empreiteiro encarregue da obra.

Naquele edifício, “uma das casas mais significativas de Alcaide”, segundo Paulo Fernandes, vereador da Câmara Municipal do Fundão, irá nascer um museu alusivo às actividades e tradições da terra e um restaurante típico. Depois de a obra estar acabada, será aberto um concurso para decidir quem irá explorar o espaço hoteleiro, sendo objectivo do executivo ”construir ali um dos melhores restaurantes do concelho, com pratos regionais de qualidade”.

A conclusão da obra está prevista para o final deste ano, apesar de estar um pouco atrasada. A casa pertencia à família Cunha Leal, tendo uma parte sido oferecida pelos herdeiros e a outra adquirida pela Junta.

Este projecto está integrado num programa que vem sendo desenvolvido pela autarquia fundanense e que nasceu há cerca de dois anos.

É a Rota das Aldeias Tradicionais, que se divide, sumariamente, em três fases: a primeira é a recuperação, a segunda a valorização e a terceira apresenta uma componente de ordenamento do património da aldeia.

O espaço que ali vai nascer terá certamente uma temática e ambiente relacionados com a I República – dado que o proprietário da casa foi um nome de vulto da altura – e a própria carta gastronómica estará também, de alguma forma, ligada a esta época da História de Portugal, como explicou o responsável pelo pelouro da cultura da Câmara do Fundão.

Inserido neste programa esteve também a recuperação da Praça Comendador Joaquim Gil Pinheiro, que José da Cruz garante “não estar ainda ao nosso gosto”, pelo que a Junta prevê reajustar alguns pormenores.



Nelly Caetano

Sem comentários: