sábado, julho 16, 2005
No Gourmet do El Corte Inglez é possível ter à disposição mais dois produtos da Beira Interior - Os Vinhos Quinta dos Termos e o Azeite de Malpica do Tejo. Transcrevo os rotulos dos produtos indicados, so por si suficientemente esclarecedores sobre os mesmos. A principal relevância, na minha perspectiva, está na divulgação e protecção de variedades típicas e exclusivas da Beira Interior, como sejam a casta de uvas Fonte Cal e a azeitona Galega, que o povo beirão foi celebrizando em canções populares e em actividades festivas associadas à vindima e à apanha da azeitona.
Vinho Branco
Rótulo da Garrafa
Quinta dos Termos – Fonte Cal
Provar um bago de Fonte Cal, casta branca tradicional da Beira Interior, é uma experiência fantástica, pela quantidade de sabores e de sensações que proporciona, faculdade que não está ao alcance de qualquer uva. Essa prova levanta-nos também várias questões desde que o projecto vitivinícola da Quinta dos Termos começou. “O que será isto transformado em vinho?”, e “Porque é que ainda ninguém o fez?”. Esta garrafa resultado da vinificação em separado de Fonte Cal, apenas consegue responder à primeira questão. Vinho espelho da vinha , de intensos aromas frutados com ligeiro floral a lembrar o Cardo Serrano, muito saboroso na boca, com uma acidez elegante e boa persistência final, com uma estrutura que faz adivinhar uma boa evolução em garrafa. Acompanhe-o com um Queijo de Serra pastoso, enchidos beirões e uma outra companhia à sua escolha.
Não foi feita qualquer estabilização artificial, pelo que poderá criar depósito com a idade, o que em nada influí na sua qualidade.
Vinho Tinto
Quinta dos Termos – Touriga Nacional
Rótulo da Garrafa
Quinta dos Termos – Touriga Nacional
Situada perto de Belmonte, numa zona agreste, de solos graníticos pobres e paisagem lindíssima, com condições excepcionais para a cultura da vinha. Nela se cultivam uvas das castas tradicionais da Beira Interior, originando vinhos cunhados pela Excelência da Natureza. Do lado de cá da Serra da Estrela, educamos esta Touriga Nacional. Na vinha e na adega, cresceu e deu origem a este vinho intenso e completo, com aromas florais elegantes, com estrutura e um final longo e persistente. Estamos certos de que, como reza a lenda, ajudará a Moura a encantar o pastor na manhã de S. João!
Produtor e engarrafador João Carvalho – Carvalhal Formoso – Belmonte
Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Malpica do Tejo
Azeites da Beira Interior (DOP) - Azeite da Beira Baixa – Variedade de azeitona predominantemente Galega
O Azeite Malpica do Tejo nasce todos os anos a pensar em si:
Na sua saúde,
Nos seus deleites culinários,
Nos seus prazeres gastronômicos,
Nos seus gostos e sabores.
Este azeite é o resultado da história, do saber e do acreditar da comunidade malpiqueira; uma aldeia a 20 Km de Castelo Branco, envolta em olivais carinhosamente tratados ao longo de anos pelos seus proprietários. A sua azeitona “escorre” pelas mãos de centenas de olivicultores que, tradicionalmente em Novembro, se reúnem na aldeia, fazendo aquela que é conhecida como a Festa da Azeitona.
O Azeite Malpica do Tejo é obtido maioritariamente, a partir de azeitona da variedade Galega, incluindo também cordovil e bical de Castelo Branco. Todas são variedades típicas da região da Beira Baixa, conferindo a este azeite particularidades únicas: ao frutado de azeitona associa-se um ligeiro amargo e picante..
O azeite desta garrafa é obtido a partir de azeitonas do dia, sendo extraído a frio, nas melhores condições higio-sanitárias e sob um rigoroso auto-controlo de qualidade. Pelas suas características impares, identidade territorial e modo de produção específico, é lhe conferida a Denominação de Origem Protegida (DOP) “Azeites da Beira Baixa"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário