sábado, junho 04, 2005

in: http://ecosfera.publico.pt/escolas/escolas_percursos_pedestres.aspEscolas Percursos pedestres

Descida ao rio Erges Internacional
Mescla de paisagem humanizada, em forma de muros de granito, árvores de fruto, furdas para porcos, um castelo medieval em Espanha (castelo de Peñafiel) e o antigo posto da Guarda Fiscal de Salvaterra do Extremo com zonas onde a natureza molda a paisagem. Aqui pode observar-se a garganta do Erges, azinheiras e sobreiros, plantas e avifauna autóctone.
Distância: dois quilómetros. Duração: duas horas.

No observatório dos Alares
Observar a panorâmica do troço internacional do rio Tejo e descobrir o voo de raras aves de rapinas, entre outras aves. O percurso permite gozar as cores e os aromas da vegetação mediterrânea.
Distância: 2,9 quilómetros. Duração: uma hora e meia.

Nas ruínas dos Alares
O percurso inclui a passagem por construções tradicionais em xisto e barro, fornos, muros de pedra e pelas ruínas da antiga aldeia dos Alares.
Distância: 5,9 quilómetros. Duração: três horas e meia.

Dos Alares à Cubeira
Panorâmica do vale do Tejo, depois de percorrer um caminho onde se podem observar várias espécies da fauna aquática e aves de rapina.
Distância: 19,5 quilómetros. Duração: seis horas e meia.

Pelo Ribeiro da Fonte Santa até ao Rio Tejo
O percurso passa pelo vale do ribeiro da Fonte Santa, dominado por matagal mediterrânico. A existência de caudal durante grande parte do ano, confere a este afluente do rio Tejo características excepcionais para a ocorrência de comunidades de plantas, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, peixes, insectos associados a ecossistemas ribeirinhos.
Distância: 4,9 quilómetros. Duração: três horas e meia.

Passos à volta de vestígios arqueológicos
Uma oportunidade de admirar construções tradicionais, olhar o fundo de um poço em xisto da idade moderna e distinguir as formas de um dólmen e de uma mamoa do período neolítico-calcolítico.
Distância: 1,5 quilómetros. Duração: meia hora.

Monte Barata I (Montado de azinho e de sobro)
Com um denso coberto arbóreo constituído à base de azinheiras e sobreiros, o Monte Barata alberga uma extensa área de vegetação mediterrânica e uma rica e diversificada fauna. Nas áreas adjacentes, o coberto vegetal natural foi progressivamente eliminado e substituído por culturas agrícolas ou plantações de eucaliptos. Nas proximidades, corre a ribeira do Marmelal, com importantes galerias de vegetação ripícola que fixam as margens e contribuem para uma multiplicidade de animais.
Distância: 4,9 quilómetros. Duração: três horas e meia.

Monte Barata II (Montado de azinho e de sobro) - 3,7 quilómetros; 02h30
Percurso por um montado de azinho e sobro, desvendando os mistérios da fauna a ele associada.
Distância: 3,7 quilómetros. Duração: duas horas e meia.






Parque Natural do Tejo Internacional

Sem comentários: