terça-feira, novembro 02, 2004

Conservatório de Música abre na Idanha

Esperemos que com a cobertura, em termos de ensino artístico de música, em Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Penamacor e agora Idanha seja possível formar músicos executantes dos genuínos e únicos instrumentos musicais tradicionais portugueses, como seja por exemplo a viola beiroa. Associado a esta expansão do ensino artístico era bom que se criassem condições para o fabrico e generalização popular do uso desses instrumentos. Temos tradições nessa área, que se perderam ao longo dos tempos, ao nível de instrumentos de corda, temos artesãos exímios na arte de trabalhar a madeira, falta dar o salto ao nível da divulgação de conhecimentos que nos permita transformar a Beira Interior em produtora de instrumentos de corda de qualidade. O projecto de Maria João Pires, de criar uma escola ibérica de afinadores de pianos poderia ser complementado com a formação de Luthiers.
Entretanto, à mingua de quem na Beira divulge e preserve a viola beiroa, apresento um novo trabalho de Luís Baptis, em que um dos instrumentos utilizados é precisamente a viola beiroa. Corresponde a um trabalho editado ainda antes de Timbre, mas que só agora consegui obter. A título de curiosidade há um terceiro trabalho musical já editado, do mesmo autor, em que utiliza em exclusivo a viola toeira. Está prometida a edição de um novo trabalho, até ao final do ano, com utilização exclusiva da viola beiroa. Seguir-se-ão outros trabalhos em que utiliza um dos 12 instrumentos brilhantemente tocados em Timbre. A viola beiroa será a próxima. Logo que o trabalho seja editado darei informação mais pormenorizadas sobre o mesmo.


in: Jornal do Fundão

A qual destes instrumentos corresponde a viola beiroa?
O primeiro leitor a acertar na resposta será contactado para receber no seu endereço um CD - com gravações da Beira Baixa, incluindo a utilização popular da viola beiroa.

Secção aprovada pelo Ministério
Conservatório abre portas em Idanha-a-Nova

A secção pedagógica do Conservatório vai funcionar provisoriamente na Incubadora de Empresas de Idanha, estando em fase de aquisição e instalação do equipamento
O CONSERVATÓRIO Regional de Castelo Branco está em vias de abrir uma secção pedagógica em Idanha-a-Nova, estando já inscritos cerca de 20 alunos para frequentarem os três cursos que entram em funcionamento neste ano lectivo. As instalações são provisórias e ocuparão parte do edifício da Incubadora de Empresas, na zona indus-trital de Idanha-a-Nova, estando a autarquia a estudar a hipótese de reconstruir um edifício histórico para instalar em definitivo esta secção do conservatório na vila.

Clarinete, Saxofone e Trombone são os cursos que entram em funcionamento em Idanha-a-Nova assim que estiver concluída a aquisição e instalação do equipamento e material pedagógico no edifício “para poder funcionar como escola de música”, esclareceu Cristina Lima, directora pedagógica do Conservatório. Foram ainda abertas inscrições para os cursos de Guitarra, Acordeão, Piano e Canto na secção de Idanha- -a-Nova, embora o seu funcionamento esteja “dependente das vagas disponíveis e dos horários”, revela.

A aprovação do Ministério da Educação foi confirmada em Setembro e o investimento é da Câmara de Idanha, que “sempre se disponibilizou para que este projecto se concretizasse”, conta Cristina Lima, sublinhando que a Banda Filarmónica de Idanha “é a grande impulsionadora do projecto”. Actualmente os alunos estão a ter aulas no Conservatório de Castelo Branco, mas em breve, “não serão obrigados a deslocar- -se todos estes quilómetros duas vezes por semana no mínimo”, frisou a directora, acrescentando que os cursos incluem as três disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto que serão leccionadas em Idanha, por professores do Conservatório.

Durante este fim-de-semana, o Conservatório promove o 2.º Estágio Pedagógico de alunos de Cordas, um encontro que envolve todas as escolas de música do distrito, intitulado “Arcos Íris”. São entre 20 a 25 alunos a partir do 3.º grau de ensino que, durante os três dias, participarão num estágio dirigido por Rogério Peixinho. Os alunos “vão preparar intensivamente um programa musical que culmina com um concerto no Cine-Teatro Avenida, na segunda-feira, pelas 21 e 30 horas, onde o público poderá apreciar o trabalho final do grupo.

Por: Leonor Veloso

Sem comentários: