sábado, novembro 29, 2003

viola beiroa

Informação do Museu de Etnologia


Viola Beiroa



datação: XX d.C.
matéria/suporte/técnica: Madeira, aço, bordão
dimensões: altura: 9,5 largura: 26,7 comprimento: 81,7
nº de inventário: BB.304
nºs inventário anteriores: D3.407
descrição: Viola de seis ordens de cordas duplas, as três primeiras de aço, a quarta e quinta de aço e bordão, e a sexta em aço, correspondendo a um cravelhal suplementar situado no final do braço, fora da escala, sendo sempre tocadas soltas, conhecidas por requintas ou cantadeiras. Caixa em madeira de duplo bojo, com enfranque muito apertado, com boca em forma redonda sensivelmente a meio do tampo. Cavalete em madeira, colado ao tampo a meio do bojo inferior. O tampo é ornamentado por incisões de motivos decorativos em seu torno, na boca, e nas extremidades inferior e superior. O fundo da caixa apresenta ao centro uma pequena excrescência em madeira de formato rectangular. Braço em madeira com escala rasa em continuidade com o tampo, com dez trastos, mais um pequeno trasto, colocado já sobre o tampo harmónico, e que serve unicamente a ordem de cordas suplementar. Cabeça alongada, linear, com pequeno orifício no topo superior, na qual se encaixa um sistema de cravelhas dorsais em madeira que permite afinar a tonalidade sonora do instrumento. Medidas (cm): comp. total - 81,7 comp. corpo - 39 larg. corpo - 26,7 alt. ilhargas: máx. 9,5 mín. 8,2 comp. corda vibrante - 45,2 alt. cavalete - 0,6 diâm. boca: 5,6

proveniência/incorporação: Doação - Fundação Calouste Gulbenkian
historial: Tipo de viola popular da região da Beira Baixa. Era usada nesta região raiana para acompanhar os “parabéns“ aos noivos, acompanhar cantos nas tabernas, aos domingos, etc. À data da aquisição ela desempenhava funções cerimoniais, integrada na “Dança dos Homens“, das Festas em honra da Senhora dos Altos Céus, na Lousa. Custo: 1.300$00 Anterior registo: nº tombo - D3.407 nº colecção - 407 data - Julho de 1977
Música

A Editora Campo das Letras acaba de editar -José Gomes Ferreira - MÚSICA - minha antiga companheira desde os ouvidos da infância. Em Belgais, este ano, decorreu uma actividade de divulgação dos trabalhos de José Gomes Ferreira, como compositor. No piano, João Aboim interpretou algumas composições para piano de JGF, composições que JGF compôs na Noruega, entre 1926 e 1929, quando aí desempenhou as funções de embaixador . Seria óptimo que Belgais divulgasse as gravações desse espectáculo.

sexta-feira, novembro 28, 2003

Dia 29 de Novembro, no Fundão, no Complexo Desportivo da ES do Fundão, pelas 21 h e 30 m, Luís Baptis apresenta o seu CD-TIMBRE. O 9º tema "Dança dos homens", é utilizada uma viola beiroa. A iniciativa é do departamento Cultural da CMF, que deveria aproveitar a oportunidade para evidenciar a utilização de uma viola beiroa, instrumento exclusivo da região Leste de Castelo Branco. Na publicidade do concerto o departamento cultural apresenta uma fotografia de Luís Baptis, com uma viola, mas não a beiroa. Perdeu-se mais uma oportunidade de divulgar a viola beiroa.

Violas beiroas do Grupo de Danças da Lousa

quarta-feira, novembro 26, 2003

A Raia
Excelente revista, com conteúdos interessantes e com relevância notória para a Beira Interior. No último número temos uma entrevista com Eduardo Lourenço.

quarta-feira, novembro 12, 2003

Registos Sonoros de Michel Giacometi

A partir de 1959 Michel Giacometi percorreu o País, seguindo trilhos sugeridos por outros etnomusicólogos, embora nunca o tenha referido, efectuando registos sonoros, que se podem comparar com os de Ernesto Veiga de Oliveira. O acervo de Michel Giacometi está espalhado por três Museus, Setúbal, Verdades de faria e Etnologia. É neste último que se encontram os registos sonoros. A Drª Ana Carrapato está a converter esses ficheiros em formato MP3, a partir de Dezembro estarão disponiveis os registos referentes à Beira Baixa. Infelizmente esses registos, por agora, só podem ser consultados no Museu de Etnologia, na sala de Multimedia e não são permitidas cópias, mesmo para investigação.

quinta-feira, novembro 06, 2003

Registos sonoros de Ernesto Veiga de Oliveira

Domingos Morais, docente na Escola Superior de educação de Lisboa, fez a conversão dos ficheiros sonoros para formato mp3 e swa e estão disponiveis num site da Universidade do Minho http://natura.di.uminho.pt/ARQEVO/index.evo.html. Excelente trabalho, que inclui inúmeros registos da Beira Baixa, principalmente dos concelhos de Idanha e Fundão.