sexta-feira, novembro 05, 2004

Geologia

Monfortinho

Para além da Paleontologia, relativamente a Penha Garcia, temos ainda outras áreas de interesse geológico. Ora vejam.... melhor leiam.



in: www.igm.ineti.pt/departam/ metalicos/projectos/monfortinho.htm


PROJECTOS EM CURSO
Projecto de Monfortinho


Localização geológica:
Rochas Ordovícicas entre Penha Garcia e Monfortinho e formações Miocénicas e Pliocénicas numa faixa orientada SW-NE entre Idanha-a-Nova e Monfortinho.


Objectivos do projecto:
Prospecção de elementos terras raras e inventariação dos recursos.


Introdução às terras raras:
As terras raras incluem elementos do grupo IIIA (Sc, Y) da tabela periódica e os elementos lantanídeos; lantânio (La), cério (Ce), praseodímio (Pr), promécio (Pm - sintético), neodímio (Nd), samário (Sm), európio (Eu), gadolínio (Gd), térbio (Tb), disprósio (Dy), hólmio (Ho), érbio (Er), túlio (Tm), itérbio (Yb) e lutécio (Lu).

O termo "raras" implica uma certa raridade destes elementos causando uma certa ilusão quanto às suas abundâncias e verifica-se que eles são mais abundantes que a prata e alguns, como o Cério, Neodímio, Lantânio e o Ítrio são tão comuns como o chumbo e refere-se ainda mais que os elementos com o número atómico par são mais abundantes que os com número atómico impar.

O facto destes elementos raramente ocorrerem em grandes concentrações; daqui decorre verdadeiramente a designção de "raras", e devido ao facto de os metais serem extremamente difíceis de separar torna as terras raras um produto de elevado preço.

Dos 160 minerais conhecidos que contém terras raras, bastnasite, monazite, xenótimo e apatite são os com mais elevado teor e os mais conhecidos.

Bastnasite e monazite dão origem aos elementos lantanídeos leves e são os minerais utilizados para extracção de terras raras.

Aproximadamente 43% das terras raras usadas são derivadas de bastnasite (CeFCO3) cujos maiores depósitos se encontram na China (Baian Obo) e nos Estados Unidos da América (EUA) nomeadamente o jazigo de Mountain Pass (Ca).

Estes ocorrem fundamentalmente em filões (quartzo, fluorite ou brechóides), em zonas de metamorfismo de contacto e pegmatitos.

Da monazite ((Ce,Y)PO4) são derivadas 52% das terras raras usadas no mundo. Os cinco produtores principais deste mineral são Austrália (32% em 1986), Brasil (18%), Malásia (18%), República da China (12%) e Índia (12%). Outros produtores incluem EUA, Rússia, Tailândia, Sri Lanka e a República da África do Sul.

Xenótimo (YPO4) é a principal fonte de ítrio e de terras raras pesadas e é explorado em depósitos aluvionares em maiores quantidades na Malásia, China, Indonésia, Tailândia e Austrália. A apatite e o xenótimo totalizam somente 5% do total de terras raras produzidas em 1986.

Aproximadamente 29% das terras raras são utilizadas na industria vidreira e cerâmica enquanto 36% são consumidos para fabrico de catalisadores usados para converter crude em gasolina e para catalisadores usados em escapes de automóveis. Aproximadamente 31% de terras raras são utilizadas em metalurgia e os restantes 4% destinam-se à indústria electrónica para fabrico de "lasers", ímanes, sensores de oxigénio e vários outros produtos.


Enquadramento geológico:
Semelhante à área de Vale de Cavalos, a detecção de níveis radioactivos menos continuos, suscitou o interesse na zona de Monfortinho - Penha Garcia. Nesta zona foram detectadas rochas quartzíticas semelhantes, também anómalas em REE, mas em concentrações menores.

Os depósitos conglomeraticos e arcósicos terciarios que poderiam provir da erosão das cristas ordovícicas são também um alvo interessante visto que possam ter concentrado REE.


Excertos de:
de Oliveira, D. P. S. (Janeiro 1996). Actividades exercidas em 1995 no âmbito do projecto 2.1.4 do Instituto Geológico e Mineiro na Zona do Norte Alentejo (área de Portalegre). Instituto Geológico e Mineiro, Alfragide.

de Oliveira, D. P. S. (Março 1998). Notas preliminares sobre os quartzitos radioactivos da faixa Ordovícica de Vale de Cavalos-Portalegre, Norte Alentejo. Instituto Geológico e Mineiro, Alfragide.

de Oliveira, D.P.S., Inverno, C.M.C., Rodrigues, L. e Martins, L.M.P., 1999. Estudos de inventariação do potencial em recursos de terras raras e caracterização dos seus metalotectos. Um projecto transfronteiriço nas zonas do norte Alentejo e beira Baixa. Sistemas de informação geográfica e geológica de base regional, Beja, 1.29-1.31.

Sem comentários: