quarta-feira, março 17, 2010

Centenário de implantação da República

Em 2010 celebra-se o centenário da implantação da República, um dos momentos mais marcantes da nossa História. O programa das comemorações do Centenário da República visa evocar a República e o republicanismo, divulgando os seus ideais cívicos, as suas principais realizações.

Nesse sentido, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República promove uma iniciativa intitulada A Árvore do Centenário no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, no próximo dia 21 de Março de 2010, recordando a Festa da Árvore e evocando as campanhas pela sua protecção levadas a cabo durante a I República.

Este projecto, desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o Ministério da Educação – DGIDC, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território – INCNB, com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas – ANF tem por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a identificação, valorização e preservação do património florestal nacional, incluindo a evocação histórica da celebração das Festas da Árvore através de plantação de árvores.



Participe nesta iniciativa em http://arvore.centenariorepublica.pt e clique em Desafio às Escolas onde poderá colocar a sua escola no mapa partilhando

com a comunidade o Programa do Dia da Árvore e Estudos e Pesquisas desenvolvidos com os seus alunos.







21 de Março de 2010, Programa Oficial


Sua Excelência o Presidente da República associa-se ao programa da Árvore do Centenário plantando uma Árvore do Centenário no Jardim da Presidência, Palácio de Belém, às 12h30.

10h30, Escola Secundária de Camões
· Plantação de uma Árvore do Centenário com a presença do Ministro da Presidência e da Ministra da Educação
· Exposição evocativa da comemoração do Dia da Árvore

10h30-15h00, Percurso das Árvores Centenárias – Peddy Árvore
· Jardim Braancamp Freire / Campo Mártires da Pátria
· Jardim Roque Gameiro / Cais do Sodré
· Largo do Limoeiro / Sé
· Jardim Alfredo Keil/ Praça da Alegria

10h30-18h00, FeirAlegria no Jardim da Praça da Alegria
Artesanato, Ateliers, Música… e outras actividades.

15h00, Caminhada

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do Vereador do Ambiente e Espaços Públicos.

· Jardim Braancamp Freire – Plantação de uma Árvore do Centenário e Fanfarra Republicana pelos Bombeiros Voluntários Lisbonenses
· Jardim do Torel
· Jardim da Praça da Alegria – Plantação de uma Árvore do Centenário e Música pela Banda da Sociedade Musical Gouveense "Pedro Amaral Botto Machado"

17h00, Museu Nacional de História Natural - Jardim Botânico
· Plantação de uma Árvore do Centenário
· Música pela Orquestra da Academia de Música e Dança do Fundão

Sem comentários: