terça-feira, outubro 20, 2009

Faria de Vasconcelos


A FCG editou as Obras completas de Faria de Vasconcelos. Apresento a digitalização da capa do 1º volume e transcrição parcial do prefácio introdutório de J. Ferreira Marques.

"J.Ferreira Marques

Apresentação da obra de Faria de Vasconcelos

Faria de Vasconcelos deixou um grande número de escritos incluindo livros, artigos de revista, textos de conferencias, artigos de jornais e muitos inéditos. E a obra de um vulto insigne das Ciências Humanas e Sociais e que desenvolveu intensa actividade, durante as primeiras quatro décadas do século 20, como professor, especialista. investigador. conferencista, publicista, quer em centros universitários portugueses e estrangeiros, quer dirigindo-se a públicos mais vastos e diferenciados. Entre as áreas de conhecimento a que se dedicou, encontram-se o Direito, a Sociologia, a Psicologia, a pedagogia e a Filosofia. A maior ou menor saliência de cada um destes domínios modificou-se ao longo da carreira de Faria de Vasconcelos. Por isso. reveste-se do maior interesse esboçar aqui a sua biografia e relacioná-la com a preparação e publicação dos principais trabalhos.
Nascido em Castelo Branco, no dia 2 de Março de 1880. António de Sena Faria de Vasconcelos Azevedo era filho e neto de magistrados. Em Outubro de 1896 inicia os seus estudos na Universidade de Coimbra, onde obteve em Junho de 1900 o grau de bacharel em Leis, com 21 anos incompletos, e, doze meses depois, o de bacharel formado. O seu primeiro livro, impresso em 1900 e intitulado O Materialismo Histórico e a Reforma Religião do Século XVI, constitui extracto de uma dissertação para a 10.• cadeira da Faculdade de Direito de Coimbra.
Dois outros livros são publicados em 1902, um dos quais -O Ensino Ético Social das Multidões - corresponde conferência proferida no Ateneu Comercial de Lisboa. Nesse mesmo ano inscreve-se na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Bruxelas. O estudo que à mesma apresentou sobre La pychologie dês foules Infantiles e o relato da sua discussão com os Profs. De Greef e Lauby integram um pequeno livro editado na Bélgica em 1903. Já a dissertaçãode douto¬ramento em Ciências Sociais -Esquisse d'une théorie de ta sensibilité…...."

Sem comentários: