quinta-feira, abril 02, 2009

Espólio de José Manuel Soares


http://www.centrofundao.com/mpcore.php?name=Noticias&file=article&sid=3243

Obras de arte vão para Idanha-a-Velha

2008-07-10
Fonte: Diário XXI
Espólio avaliado em mais de um milhão de euros segue para aldeia histórica.

Obras do pintor José Manuel Soares podem voar para outras paragens, avisa o procurador da família. A Câmara de Idanha já aceitou a doação do espólio em troca por uma pensão vitalícia à família, no valor de 1.500 euros mensais, mas as negociações decorrem há cinco anos, sem desfecho.

Apesar das negociações durarem há cinco anos e ainda não terem desfecho, a Câmara de Idanha-a-Nova mantém interesse nas obras de arte do pintor José Manuel Soares, avaliadas em mais de um milhão de euros, garantiu ontem ao Diário XXI, Armindo Jacinto, vice-presidente da autarquia.

O protocolo entre a autarquia e a família deverá ser assinado “ainda este ano”, garantiu o autarca, adiantando que, no final de 2007, o Tribunal de Contas autorizou a aquisição de três edifícios em granito, em Idanha-a-Velha, no interior das muralhas, onde será perpetuada a vida e obra do pintor, natural de Odemira, que pintou com paixão o quotidiano e as paisagens do concelho de Idanha, especialmente Monsanto.

As negociações com vista à doação do espólio artístico e documental, resultante de 50 anos de trabalho, começaram em 2003. Cinco anos depois “tudo ficou em nada”, disse ao Diário XXI, Joaquim Fonseca, representante da família nas negociações com a autarquia, admitindo bater a outras portas (sem especificar quais) interessadas em acolher aquelas obras.

“A família Soares andou, nestes cinco anos, quase a mendigar à autarquia que desse vida aos seus quadros e não a guardá-los ou a armazená-los, como faz a catorze obras que adquiriu em 2003, por mais de quarenta e dois mil euros e que nunca chegaram a ser expostas ao público”, acrescenta Joaquim Fonseca.


“Não é um artista menor”

O representante de José Manuel Soares, pintor ainda vivo, mas incapacitado, diz que o artista “não pode nem deve ser tratado como um artista menor”, lembrando que aparece citado nos principais dicionários de Arte Portuguesa, está representado em museus nacionais e estrangeiros, galerias e em colecções particulares, tendo-se destacado, particularmente, como um dos maiores autores de banda desenhada. “Muitos foram os portugueses que aprenderam por manuais escolares ilustrados pelo mestre Soares”, refere Joaquim Fonseca.



“Estamos interessados”

O vice-presidente da autarquia, Armindo Jacinto, garante que o pintor não está a ser tratado como pintor menor. Prova disso, acrescentou, são os edifícios já adquiridos em Idanha-a-Velha onde a memória de José Manuel Soares será perpetuada. A Casa Marrocos, imponente edifício no centro da aldeia, foi adquirido por 1,25 milhões de euros e “destina-se à construção de um hotel de charme que terá no interior um espaço dedicado à vida e obra do pintor”, disse Armindo Jacinto, acrescentando que outros dois, antigos palheiros em granito, “serão recuperados para acolherem as suas obras”.

Segundo Armindo Jacinto, a Câmara atribui “grande importância” ao espólio que até mandou avaliar e inventariar nos anos de 2006 e 2007 por técnicos da autarquia. “Estas coisas levam tempo, mas este ano o protocolo com a família será assinado”, concluiu.


Câmara paga pensão vitalícia à família

A 28 de Dezembro de 2007, a Câmara de Idanha-a-Nova aprovou por unanimidade aceitar a doação do espólio e, em troca, autorizar o pagamento de uma pensão vitalícia no valor de 1.500 euros mensais ao pintor e à esposa. Segundo Armindo Jacinto, a atribuição da pensão “é excepcional, sendo a forma encontrada pela autarquia para compensar a família, que não tem outros meios de sobrevivência, além das obras de arte”. Segundo o vice-presidente, o pagamento da pensão vitalícia “ocorrerá a partir da assinatura do protocolo”, independentemente dos edifícios estarem ou não recuperados. “Além da recuperação, será necessário um projecto de musealização e isso poderá demorar mais algum tempo”, concluiu o autarca. Joaquim Fonseca, representante da família do pintor, entende que o dinheiro da pensão “não é o mais importante” da vida do artista, pelo que, caso não haja decisão rapidamente, a autarquia “ficará com os euros e a região perde uma imensa e preciosa riqueza patrimonial”


Obras podem ser vistas na net

As obras do pintor José Manuel Soares podem ser vistas na Internet em www.pintor.radiomonsanto.pt. Segundo Joaquim Fonseca, os trabalhos representam “o espírito de Portugal visto por um dos maiores artistas contemporâneos”. Cada pintura é apresentada numa moldura ao estilo francês, ornamentada com adornos clássicos em relevo e acabamento a ouro. Segundo o procurador da família, “algumas das obras estão avaliadas em 20 mil euros”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente, já em Novembro de 2008, foi publicada no site da Rádio Monsanto a vergonhosa acção por parte de Idanha-A-Nova em "voltar atrás com a sua palavra". Tanto quanto se sabe através do mesmo site, a família encontra-se a estudar a possibilidade de a futura Casa-Museu ser fundada, realizada, em Mêda, já que Idanha-A-Nova faltou desrespeitosamente ao compromisso que havia assumido - incluse realizou-se entre o final de 2008 e o início de 2009 uma exposição em Mêda para não só expor ao público a obra do artista como também tornar pública esta intenção.