quinta-feira, junho 19, 2008

Andr'ea, modelo internacional, passeia-se por Castelo Novo

in: Jornal do Fundão


“Vanity Fair” vai mostrar trabalho de Carlos Gil

Conceituada revista de moda americana vai publicar reportagem fotográfica de modelo internacional vestida pelo estilista fundanense na aldeia de Castelo Novo

A ELEGÂNCIA de Andréa, modelo internacional, desfila pelas ruas de Castelo Novo. À excepção da equipa que acompanha a produção, não há vivalma por perto. Apenas os flashes do fotógrafo da Vanity Fair quebram o silêncio no largo desta aldeia histórica do concelho do Fundão.

A equipa de produção chega a ponderar a hipótese de misturar a bela modelo com as idosas da terra que, a esta hora, se preparam para almoçar no Centro de Dia. Desiste-se rapidamente da ideia. A rotina das utentes do Centro de Dia não vai, afinal, ser alterada. Andréa, as propostas de Carlos Gil e Castelo Novo valem por si.

A modelo, vestida por Carlos Gil, enche a objectiva do fotógrafo que não pára de lhe exigir poses. Sobra glamour e sofisticação em cada quadro criado pelo profissional da Vanity Fair. Primeiro na igreja e depois rua abaixo em direcção ao posto de turismo. Antes de a modelo ser estrategicamente posicionada entre a cruz e a imagem do Senhor dos Passos na igreja de Castelo Novo, o estilista aproveita para dar uns retoques, ajeitando o vestido curto de cerimónia, de seda natural e cor de carne e que cai como uma luva no corpo de Andréa.

O esquife com a imagem de Jesus Cristo situa-se do lado oposto do templo e é para lá que se vira agora a objectiva do fotógrafo. A morte e a vida, em evidente contraste, é o cenário que se segue. Mas o melhor ainda estava para vir. Andréa desce dos saltos, com vários centímetros de altura e, de sandálias na mão, percorre, a pé, a rua que vai desde a igreja até ao posto de turismo. O sol está radioso e o azul do céu ajuda à festa. A suave brisa do vento faz esvoaçar o longo vestido que se segue. O resultado desta sofisticada produção poderá ser visto numa das próximas edições da Vanity Fair, que na sua primeira reportagem em Portugal optou por cruzar a modernidade e a história.

Sílvia Aires, da Agência Regional de Promoção Turística (Centro de Portugal), explicou ao JF como surgiu esta oportunidade: “Soubemos através da delegação do AICEP em Milão que a Vanity Fair estava interessada em fazer uma reportagem no Centro de Portugal. Elaborámos dois programas e a Vanity Fair seleccionou este que começou com a história e o romantismo da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, seguiu, depois, para as Penhas Douradas e, por fim, aqui estamos na aldeia histórica de Castelo Novo, com as propostas de Carlos Gil”. É esse contraste entre a força do granito e do glamour que a edição italiana da Vanity Fair quer mostrar ao mundo. As marcas do passado e a inovação do estilista fundanense, Carlos Gil, associadas à história da região e ao seu património. A não perder

Sem comentários: