segunda-feira, abril 21, 2008

Alcains ganha distrital de Castelo Branco

in: Diario xxi
Atalaia do Campo conquista título histórico no distrital de Castelo Branco

2008-04-21
Fonte: Diário XXI
Não tinha o orçamento mais elevado da prova, não era um dos grandes favoritos, mas venceu. O Atalaia do Campo é o rei do futebol distrital de Castelo Branco, depois de uma prova com emoção até ao fim.

O Atalaia do Campo é o novo campeão distrital de futebol de Castelo Branco, depois de uma tarde de futebol cheia de emoções, que acabou por ser o corolário de uma época marcada pelo equilíbrio e incerteza quanto ao vencedor da principal prova de futebol sénior da região. A equipa fundanense, treinada por Paulo Serra, só nos últimos 45 minutos da competição conseguiu subir à liderança, para nunca mais a abandonar, contribuindo, para isso, o empate da Desportiva do Fundão (0-0), no terreno do Vilarregense.

Não se pode dizer que os adeptos do Atalaia tenham tido uma tarde descansada. Para serem campeões precisavam de vencer o Vitória de Sernache e esperar que o grande rival não ganhasse. Havia ainda o Alcains a correr por fora, com um jogo fácil, na Lardosa. Se um golo do Fundão deitava quase tudo a perder, começar em desvantagem não seria um bom tónico. Mas foi o que aconteceu. Diogo marca para os forasteiros, à passagem do minuto 10 e coloca os fundanenses em má posição.

A apreensão durou cerca de três minutos. Hugo Brito faz o empate, resultado com que se chegaria ao intervalo. Caberia a Filipe Mouro ser responsável pela primeira explosão de entusiasmo. Numa jogada bem delineada, o jogador isola-se e oferece à equipa da casa a liderança no marcador. Na altura, com cerca de 15 minutos jogados na etapa complementar, a turma do Fundão colocava-se na frente do campeonato. Ednilson e Carvalheira (este a fazer a assistência para o golo do primeiro), ao minuto 27, constróem o terceiro para a equipa da casa.

A alegria era óbvia e, nas bancadas, o público já gritava “campeão”. Mas o Sernache ainda tinha outra palavra a dizer e reduz para 3-2, por Tomás. No lance seguinte, a equipa do Pinhal remata à barra. Um susto que não passou disso mesmo. Até final, foi esperar por novidades de Vila de Rei, onde tudo correu de feição às pretensões do Atalaia do Campo.


Púbico e plantel no centro dos elogios

Elogios ao plantel e ao apoio do público marcaram os primeiros discursos dos responsáveis do Atalaia do Campo. “Quando se tem uma equipa destas, uma direcção que nos apoia em todo o lado e um público maravilhoso, só temos de agradecer”, disse o treinador campeão, Paulo Serra, à reportagem da “Rádio Cova da Beira” (RCB).
João Torres lembrou que foi preciso “lutar contra tudo e contra todos” e confessou dificuldade em descrever o que sentia. “Sofremos até ao último minuto e são estas vitórias que sabem bem”, acrescentou o presidente da colectividade, à RCB, lembrando que “todo os clubes estão de parabéns porque dignificaram um grande campeonato Distrital”.


Era líder à entrada da jornada, mas não passou do 0-0

Fundão falha na concretização e acaba para segundo

Nem os exagerados seis minutos de compensação dados pelo árbitro Ricardo Alexandre foram suficientes para a Desportiva do Fundão fazer um golo e alcançar a subida à III Divisão Nacional. A equipa de João Laia morreu na praia diante de um Vilaregense que, sem nada a ganhar ou a perder, complicou e muito a vida do opositor.

Defensivamente bem organizada e com um meio campo muito trabalhador, a turma da casa apostou tudo na intranquilidade do adversário e acabou por alcançar o seu objectivo. Nos primeiros 45 minutos, a partida foi bastante dividida pelos dois conjuntos, mas sem grandes oportunidades de golo para ambos os lados. A Desportiva comandou como era sua obrigação, mas nunca criou lances e verdadeiro perigo para a baliza de Bruno.

Na segunda parte, a Desportiva apostou tudo no ataque, mas foram os donos casa a criar as melhores oportunidades, logo nos primeiros minutos. No primeiro canto conseguido pela equipa do Vilarregense, Miguel Marques chegou atrasado quando estava em boa posição para marcar. Logo depois, Alexandrov surge isolado na área, como um defesa e guarda-redes pela frente, rematou e o defesa Luciano ofereceu o corpo à bola. Nas bancadas reclamou-se pénalti, mas o arbitro não assinalou.

A jogar mais com o coração do que com a cabeça, a Desportiva do Fundão tomou definitivamente conta do jogo, sucedendo-se inúmeras oportunidades não concretizadas: primeiro, por André cunha, depois por Óscar Menino. A seis minutos dos 90, o avançado da Desportiva tinha tudo para fazer o golo, mas em vez de rematar a baliza preferiu atrasar perdendo-se o lance mais perigoso de todo o jogo. Um minutos depois, à entrada da área, André cunha aproveitou um ressalto para desferir um pontapé que levava o selo de golo, mas a bola foi devolvida pela barra.

"Paciência, não subimos por culpa nossa. Dentro de campo, não tivemos a calma suficiente para fazer um «golito». Foi claramente falta de calma. Também faltou sorte, porque não há campeões sem sorte e nós não a tivemos. Dou os parabéns ao professor João Laia que realizou um grande trabalho na Desportiva. Esperava ganhar e por isso estou triste".
António Angeja, presidente da ADF

"Nos últimos nove jogos, marcámos sempre e hoje não conseguimos, apesar de termos tido oportunidades para isso. Foi pena mais pelos meus jogadores. É uma equipa forte que merecia o título, mas há que dar os parabéns aos vencedores. A equipa jogou bem, podia ter sido mais incisiva na finalização, criámos oportunidades mais do que suficientes para marcar mais do que um golo. Custa perder o campeonato no último jogo."
João Laia
Treinador da Desportiva do Fundão


Goleada ao Lardosa não foi suficiente

Alcains cumpre obrigação

Na Lardosa, o Alcains quase corria por fora, tendo em conta os resultados dos adversários directos. Ainda assim, venceu o último classificado, como era sua obrigação, e esperava que a sorte dos campeões o acompanhasse. À passagem da meia hora de jogo, já vencia por 2-0 e fechou as contas da primeira parte vencendo por 3-0. Com cerca de 5 minutos jogados na etapa complementar, o Lardosa reduz para 2-3, fazendo dois golos num curto espaço de tempo. A história da partida não estava ainda escrita, no entanto. Ao minuto 60, o Alcains fazia 4-2, sabendo que as hipóteses de chagar ao título só se abriam caso chegasse ao fim do jogo com muitos golos marcados. 10 minutos depois, a turma do concelho de Castelo Branco chega ao quinto golo e, no final da partida, ainda fez o sexto.

Sem comentários: