quinta-feira, outubro 04, 2007

Zona central da Capinha já tem Internet gratuita

in: Jornal do Fundão

SECÇÃO: Terra-a-Terra

Zona central da Capinha já tem Internet gratuita

Os habitantes da Capinha serão os primeiros do concelho a ter Internet gratuita, mas, por enquanto, ainda não é para todos. Aldeia vai ter uma loja do Santander

“NÓS também queremos aprender”, reivindica, meio a sério meio a brincar, um grupo de idosas, todas viúvas, que, nas instalações do Centro de Dia, assistem à confirmação prática de que na zona central da Capinha já é possível aceder gratuitamente à Internet, graças a um projecto da Junta de Freguesia. Por enquanto, a Internet sem fios e sem custos para o utilizador ainda não é para todos porque apenas os equipamentos públicos estão contemplados. A antena que há-de transformar a Capinha num exemplo em matéria de acesso às novas tecnologias está instalada no edifício da sala de leitura, em pleno coração da aldeia, rivalizando em altura com a torre da igreja.

Agora, há que apostar na distribuição dos amplificadores de rede por locais estratégicos da aldeia e no levantamento de outras necessidades para vencer o granito cuja presença marcante na arquitectura da aldeia cria dificuldades adicionais à tarefa de levar o mundo virtual para dentro de casa. “Estamos a instalar os amplificadores de rede e a fazer o levantamento das necessidades. Contamos ter todo esse trabalho feito no final deste mês”, sublinha o presidente da Junta, Rogério Palmeiro, eleito pelo PSD, com maioria absoluta nas últimas autárquicas, numa freguesia marcadamente de esquerda, onde o PS chegou a ter 80% dos votos.

A Internet gratuita é uma nova oportunidade para os habitantes da Capinha, designadamente para os idosos. Muitos vivem sozinhos e a Internet pode constituir um meio privilegiado de contacto com os filhos, muitos deles emigrados. Passaram a vida a trabalhar, de sol a sol, para os patrões, (na freguesia, a propriedade continua concentrada nas mãos de poucas famílias) e agora sobra-lhes tempo para tudo, passando os dias no Centro de Dia, à conversa, a bordar ou a fazer renda. E os idosos estão, certamente, entre os principais beneficiados com a instalação de uma loja que o Santander se prepara para abrir na freguesia. De acordo com a Junta, a referida loja disponibilizará multibanco e todos os serviços de apoio ao cliente, evitando assim as frequentes deslocações à cidade do Fundão.

Sem comentários: