sexta-feira, outubro 05, 2007

A leitura, a escrita e as novas tecnologias

in: http://www.reconquista.pt
"Alcains
Editora vai dinamizar projecto cultural na localidade
Tinalhas recebe primeira Biblioteca Alma Azul



A leitura, a escrita e as novas tecnologias são as peças principais deste projecto, com preocupações ao nível do desenvolvimento local sustentado.



A aldeia de Tinalhas, situada no concelho de Castelo Branco, é a localidade escolhida pela Alma Azul, para instalar a primeira biblioteca que tem o mesmo nome da editora. A decisão foi anunciada na quinta-feira passada, dia 27 de Setembro, data em que a produtora de actividades culturais assinalou o oitavo aniversário, na sua livraria em Alcains. Apresentar uma revista e fazer duas revelações. Foi esta a forma escolhida pela Alma Azul para comemorar mais um aniversário. A revelação mais aguardada da noite dizia respeito à localização da primeira Biblioteca Alma Azul. “Tinalha será assim um dos locais de trabalho de animação cultural da Alma Azul a partir de 2008”, adianta a responsável pela editora, Elsa Ligeiro. Ter menos de mil habitantes, um património edificado bem conservado e bonito e com fáceis acessos foram os principais critérios utilizados na escolha. O objectivo é criar um espaço de raiz num edifício já existente, que a editora pretende encher de livros e dinamizar com actividades culturais. A Biblioteca Alma Azul “pretende ser um espaço de animação e motivação cultural dirigido a todos, com trabalho especial para crianças e jovens. Terá uma integração plena em Tinalhas, e terá como parceiros preferenciais associações e instituições locais, mas estabelecerá parcerias a nível nacional”. A biblioteca “procurará um diálogo forte e contínuo com todas as outras artes, nomeadamente a música, e a defesa do património”. A data de inauguração está prevista para 27 de Setembro de 2008, data do nono aniversário da Alma Azul.

O nome do vencedor da acção “1 Boa Razão Para Escrever Um Livro” constituiu a segunda revelação da noite. Chama-se Paulo Frederico Gonçalves, é do Porto e assina o conto “Só Quase”. Este conto sobre a família e a amizade será o número 20 da Colecção Literatura Portátil, que sairá em Novembro.

Esta acção contou com a colaboração de mais de um milhar de pessoas, nesta primeira fase, e já está no terreno a recolha de outras boas razões para a leitura de um livro, para a segunda parte da edição de “1000 Razões para Ler Um Livro”, a sair em 23 de Abril de 2008, no Dia Mundial do Livro. A totalidade das receitas da venda destas edições reverte para a Biblioteca Alma Azul em Tinalhas. “Todos os participantes destas duas iniciativas, foram os primeiros a contribuir de forma efectiva para a criação da biblioteca”, salienta Elsa Ligeiro. .

Estas duas iniciativas já contaram com o apoio do Governo Civil de Castelo Branco e das câmaras municipais do Fundão, de Vila de Rei, da Sertã e de Oleiros, “transformando-os deste modo nos primeiros mecenas da nova biblioteca”.

O número nove da Revista de Artes e Ideias tem como tema central “O Mal”. “É um dos temas que acho mais forte e interessante de analisar. Não o mal que existe nos outros, mas o que existe em cada um de nós e que nós desconhecemos”. No seu interior, uma homenagem a Miguel Torga, a propósito dos 100 anos do seu nascimento. A revista contém ainda o conto “O Mal”, de Anton Theckhov e Maria Manuel Viana escreve a crónica “Memória do Mal”, sobre escritores que conheceram e viveram em campos de concentração nazis.

Autor: Nelson Mingacho 04-10-2007 18:01:50

3 comentários:

Tinalhas disse...

Acho uma ideia muito interessaqnte. Se puder ser útil...
Horácio Jorge

Tinalhas disse...

Acho uma ideia muito interessante. Se puder ser útil...
Horácio Jorge

Tinalhas disse...

Acho uma ideia muito interessante. Se puder ser útil...
Horácio Jorge