quarta-feira, setembro 12, 2007

Beiras são “problema” na organização do sector do vinho

in: Diárioxxi

Beiras são “problema” na organização do sector do vinho
Quarta-Feira, 12 de Setembro de 2007
Reformulação das comissões vitivinícolas regionais

Falta consenso para juntar Beira Interior, Bairrada e Dão numa única
comissão vitivinícola regional, tal como pretendido pelo Governo. Prazo para as alterações termina no final do mês
Segundo Jaime Silva, o prazo para a apresentação de candidaturas das comissões vitivinícolas regionais a entidades certificadoras foi prolongado e já existem duas comissões definidas, a de Setúbal e a dos Vinhos Verdes. No entanto, continua a não haver consenso para formar uma única comissão das Beiras, juntando Beira Interior, Bairrada e Dão.
Há cerca de um ano, Jaime Silva avançou a proposta de reforma para o sector e pediu às entidades que se agregassem e se candidatassem a certificadoras, recordando que trabalhar em conjunto permite aumentar o peso, dimensão e prestígio em termos de mercado.
O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas refere que existem "dois problemas" entre as comissões vitivinícolas regionais (CVR), um referente às Beiras e outro ao sul do País, Alentejo e Algarve.
Fontes ligadas às CVR, que acompanham o processo junto do Ministério da Agricultura, revelaram à Agência Lusa que já foram entregues quatro candidaturas para a criação das comissões do Vinho Verde, de Trás-os-Montes, da Península de Setúbal e do Alentejo.
Os responsáveis da CVR esperam que a tutela aceite as quatro candidaturas apresentadas, embora a proposta da CVR do Alentejo exclua a alternativa de criar apenas uma única entidade certificadora a sul do Tejo, como é objectivo do ministro. Conforme referem tanto o ministro como os responsáveis das CVR, o caso mais complicado é o das Beiras.

FALTA CONSENSO
Jaime Silva disse que existe uma comissão, do Dão, de grande dimensão, e duas, das Beiras e da Bairrada, com menor dimensão e foi proposto que aquelas três entidades se juntem, tendo a tutela pedido que tentassem negociar uma proposta equilibrada.
"Pedimos para [a comissão do] Dão fazer um esforço e apresentar uma proposta equilibrada para os órgãos da direcção" da futura entidade, apesar da sua posição dominante, referiu o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Mas, entre os responsáveis da CVR não há consenso quanto à nova distribuição: as fontes ligadas às entidades revelaram que, em vez de uma única CVR das Beiras, poderá existir uma outra que inclua as CVR do Dão e da Beira Interior. Caso não haja consenso, o ministro da Agricultura pode definir um modelo a publicar em despacho do Governo, como admitem os responsáveis das CVR.

Comissões vitivinícolas regionais
O que são as CVR?
AS CVR são entidades privadas financiadas integralmente pelos vitivinicultores, mas têm funções públicas delegadas pelo Estado na certificação de vinhos de indicação geográfica e denominação de origem.

Liberalização do vinho em 2014
O objectivo do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas é concluir a organização das estruturas do sector do vinho o mais rápido possível, para "focar a atenção na reconversão e arranque selectivo da vinha", duas medidas integradas na reforma da Organização Comum do Mercado (OCM), a nível comunitário, que ainda não foi aprovada.
"Queremos preparar o sector nacional até 2014", quando se prevê a total liberalização do mercado do vinho europeu, para que seja competitivo a nível internacional, defendeu o ministro da Agricultura.
Depois, Portugal deverá direccionar todos os esforços na promoção dos vinhos nacionais, segundo os planos do governante.

Sem comentários: