terça-feira, julho 17, 2007

Lince Ibérico na Malcata

Penamacor aposta na reintrodução do Lince Ibérico
Terça-Feira, 17 de Julho de 2007
Autarquia quer felino de volta à Reserva da Malcata

Para Domingos Torrão, os animais seriam criados em cativeiro e, depois, reintroduzidos naquele que era o seu habitat natural. O presidente da Câmara considera que existem condições para se “puxar pela marca Lince”
Francisco Cardona

A Câmara de Penamacor quer a reintrodução do Lince Ibérico na Reserva Natural da Serra da Malcata, admitindo que a sua reprodução possa ser feita em cativeiro para que depois os animais sejam devolvidos ao seu habitat natural, disse ao Diário XXI Domingos Torrão. “Penamacor continua a ser o território [português] que mais garantias dá para a criação e procriação do Lince. Por isso, queremos reintroduzi-lo”, disse o presidente da autarquia, sublinhando que já existe entendimento com o novo director da Áreas Protegidas, Armando Carvalho, que tutela também a Reserva da Malcata.
O autarca do concelho que faz parte do distrito de Castelo Branco falava à margem da inauguração da FACEP – Feira Agrícola Comercial de Penamacor inaugurada, na sexta-feira, pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques. “Com a nova equipa directiva da Reserva há um entendimento muito grande de modo a que nós puxemos pela marca Lince”, disse Domingos Torrão, explicando que estão a ser estabelecidos contactos com reservas espanholas da Extremadura e da Andaluzia, nomeadamente com centro de El Acebuche, no Parque de Doñana, onde a reprodução do Lince Ibérico em cativeiro está em curso com sucesso.
Domingos Torrão admite ainda a criação de um centro de reintrodução experimental na Malcata, no âmbito do projecto internacional de conservação desta espécie ameaçada de extinção, no qual estão envolvidos Portugal e Espanha e ainda a União Internacional da Conservação da Natureza. “Estamos a trabalhar no assunto”, afirmou Domingos Torrão, que não quis comprometer-se com uma data para que o Lince Ibérico volte à Reserva Natural da Serra da Malcata. “Não há prazos fixados, mas gostaria que a reprodução em cativeiro começasse por forma a que em 2010 fosse possível devolver o felino ao seu habitat natural”, salientou.
“Isso só pode vir a beneficiar o concelho e a região”, concluiu Domingos Torrão, sem comentar o difícil relacionamento entre a autarquia e o anterior director da Reserva, Pedro Sarmento. “É passado e não quero falar disso”, concluiu.

Sem comentários: