domingo, julho 15, 2007

Graecinius é um gentilício já documentado anteriormente em Idanha-a-Velha

inscrição funerária romana, localizada na Póvoa da Atalaia


Trata-se de uma placa funerária em granito de 42x100x28,5 cm, encontrada quando se procedia à remodelação de uma casa junto à Igreja Matriz e foi noticiada em 31 de Dezembro de 1980.

O campo epigráfico de 31x77 cm está rodeado por uma moldura, bastante fragmentada, e a parte inferior havia sido adaptada a verga de uma porta manuelina pelo que se apresenta algo danificada embora tal facto não tenha impedido a sua interpretação.

O ordinator preocupou-se em utilizar todo o campo epigráfico segundo um eixo de simetria e as letras são de incisão triangular.

Em epígrafe pode-se ler:

GRAECINIVS
LANGON.
ANN(orum) XXXV (tringita quinque)
H(ic) S(itus) E(st) S(it) T(ibi) T(erra) L(evis)


Pode-se traduzir esta mensagem como "Aqui jaz Grecínio Langão. Que a terra te seja leve".

Graecinius é um gentilício já documentado anteriormente em Idanha-a-Velha. O cognome Langon pode ter duas origens. A primeira poderá vir de um termo grego que foi adaptado para latim significando "Homem Lento". Outra origem possível poderá ser a raíz Lang de origem céltica que surge em topónimos como por exemplo Langobriga o que poderá indicar que Grecínio seria um indígena romanizado. É contudo mais provável a 1ª hipótese.

A ausência de invocação dos deuses Manes e a paleografia sugerem que este monumento seja datado do Séc. I ou início do Séc. II.

Bibliografia

LEITÃO, Manuel - Ficheiro Epigráfico, nº4, Coimbra 1982

Sem comentários: