quarta-feira, junho 20, 2007

Menir na Beira Interior?



in: http://www.afundasao.com/html/2007/afundasao_7encontro.htm

Monumento fálico do Ferro, no jardim público do Cilindro (recuperado pela Junta de Freguesia do Ferro depois de ter estado algum tempo tombado numa lixeira, em risco de ser destruído), guiada pelo David Caetano, da Arqueobeira. O Dom OrCa irá afundar-nos na verdade sobre aquele... cilindro.

Menir s.m ARQI. monumento megalítico, do período megalítico, geralmente de forma alongada, altura variável (até cerca de 11 m.)e fixado verticalmente no solo [Podia servir de marco astronómico ou frequentemente apresentando traços figurativos, representar o totem ou outros espíritos] Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

1 comentário:

David Caetano disse...

De facto este monólito está referenciado na base de dados Endovélico do extinto IPA como sendo um menir do Calcolítico (algo entre o 5º e o 3º milénio a.C.) sendo também referida a presença de inscrições.

Foi notícia numa edição de há cerca de 2 ou 3 anos do jornal do Fundão devido ao estado de abandono em que se encontrava, tendo depois acabado por ser colocado pela Junta de Freguesia no jardim público embora sem qualquer referência.