quinta-feira, abril 26, 2007

Território Naturtejo ganha prémio GeoConservação

in: Diário xxi
Território Naturtejo ganha prémio GeoConservação
Quinta-Feira, 26 de Abril de 2007
Entrada nos geoparques UNESCO vale reportagem na “National Geographic”

O galardão pretende reconhecer os esforços desenvolvidos pelas autarquias na conservação e promoção do património geológico
Daniel Sousa e Silva*

O Prémio GeoConservação, instituído com o objectivo de distinguir os trabalhos desenvolvidos pelas autarquias na conservação e promoção do património geológico dos respectivos concelhos, é este ano entregue à Associação de Municípios Natureza e Tejo. A entidade intermunicipal integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão e é responsável pela gestão da Naturtejo, empresa de promoção turística. A distinção é da responsabilidade da Progeo, o grupo português da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico. Criada em 1992, atribui o Prémio GeoConservação desde 2004.
Segundo José Brilha, da ProGeo, o júri quis premiar o trabalho desenvolvido na identificação, conservação e valorização do património geológico da região, facto igualmente reconhecido pela recente integração do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional na Rede Global de Geoparques da UNESCO.
Para Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo, o reconhecimento da UNESCO “terá sido o factor que mais contribuiu para que este ano fôssemos nós os distinguidos” pela ProGeo. A atribuição do Prémio GeoConservação prevê uma reportagem na publicação “National Geographic”, uma revista da especialidade, o que, para Armindo Jacinto, “poderá ser uma óptima oportunidade para que o Geoparque se torne ainda mais conhecido e aumentar o número de visitantes”, sustenta.

SECRETÁRIO DE ESTADO ENTREGA PRÉMIO
O Prémio Geoconservação 2007 vai ser entregue no dia 4 de Maio, em Castelo Branco, “durante a realização de um seminário sobre sistemas de qualidade”, explica Armindo Jacinto. “Trata-se do encerramento de um ciclo de acções de formação com técnicos que trabalham no território do Geoparque”, acrescenta.
Segundo o presidente da Naturtejo, uma das presenças confirmadas no evento é a de Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente, que, no mesmo dia, vai fazer uma visita ao Geoparque Naturtejo.
A ProGEo atribuiu ainda uma menção honrosa à Câmara de Paredes pelo esforço de integração das vertentes de investigação, educação e divulgação do património geológico associado às Minas de Ouro de Castromil.
As distinções são conhecidas poucos dias antes do Dia Nacional do Património Geológico, que se celebra no próximo domingo.
*com Lusa

Sem comentários: