terça-feira, abril 03, 2007

Azeite da Beira Interior

in: Diário xxi

Restaurantes do Fundão juntos em Festival
Terça-Feira, 03 de Abril de 2007
Durante a Feira Nacional do Azeite

Onze estabelecimentos do concelho vão destacar pratos de azeite a partir de quinta-feira, o dia em que começa a Feira Nacional do Azeite
No âmbito da Feira Nacional do Azeite, no Fundão, e com o objectivo de divulgar o azeite da Cova da Beira e a gastronomia regional, a empresa municipal Fundão Turismo promove entre 12 e 15 de Abril (os mesmo dias do certame), o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores do Azeite”, que decorrerá em 11 restaurantes do concelho.
“Para além de promover o azeite e a azeitona de mesa, pretende-se mobilizar e sensibilizar os empresários da restauração do Fundão para a importância e a excelência do azeite na gastronomia”, destaca a empresa. Aos visitantes da Feira Nacional do Azeite, serão sugerida a passagem pelos restaurantes “para degustarem delícias da gastronomia regional enriquecidas com a nobreza do azeite”.
Os restaurantes aderentes ao Festival na cidade são: A Cereja (Hotel Príncipe da Beira), As Tílias, Alambique de Ouro, Bocage, Cantinho dos Grelhados, Eclipse, Hermínia, Mário`s, Alcaria, O Mário. Fora da cidade, participam o restaurante Gardunha (Soalheira) e O Fiado (Janeiro de Cima).

A FEIRA
De 12 a 15 de Abril, a organização da Feira Nacional do Azeite espera ter em exposição no Pavilhão Multiusos do Fundão pelo menos 30 marcas de azeite e de outros produtos ligados ao sector olivícola, alguns deles inovadores.
Um colóquio sobre o sector olivícola, um passeio de automóveis antigos pela Rota dos Lagares e um Concurso Nacional de Azeite, que já conta com mais de três dezenas de marcas inscritas, são outros dos pontos fortes do programa. A primeira Feira Nacional do Azeite é uma organização da Confraria do Azeite da Cova da Beira, Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) e Associação Comercial e Industrial do Fundão.
Um dos pontos fortes do certame vai ser a entronização do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

Sem comentários: