sábado, março 17, 2007

Portugal e Espanha pedirão à UNESCO que Raia seja Paisagem Cultural

in: www.rtp.pt

Portugal e Espanha pedirão à UNESCO que Raia seja Paisagem Cultural
Responsáveis portugueses e espanhóis reúnem-se a 23 e 24 de Março, em Badajoz, numas jornadas técnicas de preparação para pedir à UNESCO que declare a zona fronteiriça entre Portugal e Espanha Paisagem Cultural da Humanidade.

O director-geral do Património Cultural de Espanha, Francisco Pérez Urban, disse hoje que o pedido deve ser apresentado em conjunto por Portugal e Espanha, abrangendo as regiões situadas de ambos os lados da Raia.

O responsável espanhol indicou que vários especialistas em património cultural dos dois países se deslocarão a Badajoz para falar sobre a investigação e gestão do património em Évora, a paisagem cultural, o urbanismo e a arquitectura de Olivença e o património cultural de Badajoz e Elvas.

O professor catedrático de Análise Urbana e Regional da Universidade da Estremadura espanhola e director das jornadas, Antonio José Campesino, precisou que os estudos sobre o património da Raia Ibérica remontam a 1982.

Campesino, que também é vice-presidente do Instituto para a Conservação de Monumentos e Sítios Históricos, explicou que a Raia Ibérica tem cerca de 1.234 quilómetros.

"É a raia mais antiga, consolidada na Europa desde o Tratado de Tordesilhas, de 1297" e nela se sobrepõem estratos de civilizações de diferentes épocas, acrescentou.

Na sua opinião, a Raia Central Ibérica é uma "franja elástica", que precisa de ser inventariada, catalogada, conhecida, planificada e gerida.

Agência LUSA
2007-03-16 20:05:02

Sem comentários: