domingo, dezembro 10, 2006

"Terras da Idanha uma paisagem sonora"

Foi apresentada uma colectânea de 6 CD´s intitulada "Terras de Idanha-Uma paisagem sonora". Trata-se de um projecto coordenado por César Viana e Pedro Rego, ao que presumo em sequência de uma actividade há muito enquadrada nas actividades de Belgais "Paisagem sonora da Beira Baixa". Ainda não tive oportunidade de aceder a esta edição, não a tenho encontrado no circuito comercial, mas será interessante fazer o confronto com os registos sonoros efectuados na década de 60, do século XX, por Veiga de Oliveira, Giacommetti e Fernando Lopes Graça. Vou contactar directamente o maestro César Viana para obter mais informações sobre esta edição.

in: http://www.belgais.org
ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO



O estúdio de gravação tem uma unidade fixa e uma móvel. A unidade fixa é um veículo poderoso para por em prática os projectos discográficos de Belgais com autonomia e sem pressões económicas ou temporais.

A unidade móvel permite pôr em prática o projecto «Paisagem sonora da Beira Baixa», bem como realizar o registo de concertos e outras actividades, criando assim uma importante base documental das actividades desenvolvidas pelo centro.

4 comentários:

Isabel Victor disse...

Muito interessante ... também gostavade saber mais sobre este assunto !

Em Maio, vamos realizar no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, mais uma Tarde Intercultural,desta feita dedicada a michel Giacometti, em parceria c/ a Assoc " Lírio roxo " e o Museu da Música portuguesa de Cascais. Não querem dar notícias ...e, mesmo aparecer ? Assim,"Conversando ..."

Saudações

Isabel Victor

Aquiles Pinto disse...

Farei todos os esforços para poder estar presente. O Museu de Etnologia não pode ser convidado a participar com os arquivos sonoros de Giacommetti e a colecção de instrumentos musicais, oferecidos pela Gulbenkian e recolhidos por Veiga de Oliveira? Têm também uma recolha interessante de canções da Pedra, que tive oportunidade de escutar no Museu do Canteiro, em Alcains. No disco diz tratar-se de uma recolha do Museu de Etnologia, no Museu dizem-me desconhecer a recolha. A casa Museu Verdades de Faria não poderia repetir a exposição de instrumentos musicais portugueses, recolhidos por Giacommetti? Seria uma oportunidade única poder observar as duas colecções em paralelo.

Isabel Victor disse...

,Concerteza que sim ! Estamos ainda a " Arquitectar " este evento ...

Tentaremos reunir o máximo de informação e testemunhos a este propósito num modelo ágil de participação / conversação que caracteriza estas tertúlias museológicas, a que chamamos " TARDES INTERCULTURAIS "

Contamos desde já com o " Conversando ... ". Vamos falando ... ( este gerúndio é muito bonito, soa bem ! )

Isabel Victor disse...

Já agora o e-mail do Museu do Trabalho :

museutrabalho@iol.pt

Telefone : 265537880

O Museu é tutelado pela Câmara Municipal de Setúbal e está integrado na RPM - Rede Portuguesa de Museus ( site RPM )

Abraço