sexta-feira, outubro 06, 2006

Portas de Rodão-Património Natural

in: Diário xxi
Sexta-Feira, 06 de Outubro de 2006
Resultado de candidatura conjunta das câmaras de Vila Velha de Ródão e Nisa

O Instituto da Conservação da Natureza aprovou o projecto reconhecendo a singularidade do espaço e a necessidade de o salvaguardar
O Instituto da Conservação da Natureza (ICN) deu luz verde, há duas semanas, à candidatura das câmaras de Vila Velha de Ródão e Nisa para a classificação das Portas de Ródão como monumento natural. Com esta classificação serão criadas medidas que visam a conservação e protecção do território estudado e proposto.
“Preservar os valores naturais, cénicos e culturais existentes, garantindo o equilíbrio paisagístico e assegurando a articulação entre o natural e o humanizado” são alguns dos objectivos da candidatura agora aprovada, refere ao Diário XXI Maria do Carmo Sequeira, presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão. A autarca diz ainda que a classificação permite qualificar toda a zona deste monumento natural e “definir o que se pode fazer, em vez de assinalar proibições”. Assim, “toma-se o partido das mais valias ambientais e paisagísticas”, tal como “sensibilizar as populações para práticas de florestação correctas”.
A próxima etapa passa pela criação, pelas duas câmaras, de um projecto de decreto regulamentar, a entregar no ICN nos próximos seis meses, “para que fique detalhado o regulamento de todas as actividades permitidas e recomendas para a área abrangida”, descreve Maria do Carmo Sequeira
Juntando a actual classificação com o facto das Portas do Ródão serem um dos 16 monumentos do Geoparque Naturtejo, a autarca conclui “que o concelho vai poder dar um salto no plano turístico e económico”.

ESTUDOS SUPORTARAM CANDIDATURA
Para suportar a candidatura apresentada em 2005, Maria do Carmo Sequeira recorda que foram elaborados estudos aprofundados, realizados por técnicos especializados em matérias como geologia, biologia, história, arqueologia, entre outras, que resultou num documento base, enviado ao ICN.
A área abrangida tem cerca de mil e 300 hectares e está centrada nas escarpas de Portas de Ródão, no fundo das quais passa o Rio Tejo, cujo relevo singular sustentou a candidatura.
Apesar das tentativas, não foi possível ouvir sobre esta matéria Gabriela Tsukamoto, presidente da Câmara de Nisa, até ao fecho desta edição.

O que é um monumento natural?
Segundo o ICN, um monumento natural é “uma ocorrência natural contendo um ou mais aspectos que, pela sua singularidade, raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, exigem a sua conservação e a manutenção da sua integridade”. Para além das Portas do Ródão, os monumentos naturais actualmente classificados são: Ourém/Torres Novas (integrado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros), Carenque, Pedreira do Avelino, Pedra da Mua e Lagosteiros (os dois últimos integrados no Parque Natural da Arrábida).

Sem comentários: